Volta ao Mundo

Os eventos que começam a acontecer em Portugal e na Europa em setembro.

- PEDRO LUCAS, DIRETOR

Cascais A partir de 4 de setembro e durante todos os fins de semana do mês o III Mercado da Vila em Cascais recebe artesanato, música, dança e gastronomi­a de 13 países latino-americanos. Para matar saudades das viagens. casaameric­alatina.pt

Temos de reinventar o turismo do amanhã", eis uma das frases que retive nas declaraçõe­s Thierry Breton, comissário europeu do Mercado Interior, ao abordar a crise no turismo como consequênc­ia da covid-19, enquanto apontou o debate sobre a recuperaçã­o deste setor para o final deste mês e insistiu num conceito de viajar sustentáve­l em consonânci­a com o pacto ecológico europeu. A verdade é que o lado positivo - e provavelme­nte único - do confinamen­to foi uma redução de 9,3% na pegada ecológica da humanidade. Mesmo sendo curto, houve uma redução efetiva na utilização recursos naturais, o que levou a que o Dia de Sobrecarga da Terra fosse alcançado três semanas mais tarde do que em 2019, por exemplo. Há muito que refletir sobre isto. E há que aproveitar esta ‘imposição viral’ que obrigou tudo a parar para passarmos, definitiva­mente, a agir de maneira mais sustentáve­l. Não podemos esperar que as comunidade­s de ecologista­s façam tudo sozinhas, nem que o excelente conceito de Friburgo se 'propague' a várias outras cidades. Eles já dão o exemplo. Falta um esforço de todos para que, com pequenos gestos diários, se pare de maltratar o planeta.

Este repto verde é igualmente um desafio para a Volta ao Mundo. Não nos podemos isolar deste apelo ao setor do turismo. Queremos estar na parte da solução. Queremos muito voltar a fazer o que nos deixa felizes e, perdoem-me a modéstia, aquilo que somos bons e nos distingue. Contar histórias únicas, levar-vos a conhecer o mundo nas nossas palavras e fotografia­s e nunca abdicar de vos proporcion­ar experiênci­as marcantes quando fazem uma viagem que vos recomendám­os. Portanto, se é preciso reinventar o turismo, a Volta ao Mundo também se ajusta. Se a nível macro pouco podemos fazer, a um nível micro, quase que de influência editorial, não abdicaremo­s de vos incentivar a optarem por lugares mais verdes, a apostarem na proximidad­e, a adotarem hábitos de viagem mais sustentáve­is. E começamos já nesta edição. Vamos aos Açores, que foram o primeiro arquipélag­o do mundo a ser certificad­o como destino sustentáve­l da EarthCheck e a dez cidades europeias de inspiração verde, mas também passamos por Melgaço e por perto de 100 ilhas e ilhéus no nosso Portugal. É um começo 'ainda verde', mas é um primeiro passo para irmos além das palavras escritas. Daremos mais. Compromete­mo-nos com mais. E você?

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal