TV Guia

NEGÓCIO posto à prova

- TEXTO CAROLINA PINTO FERREIRA I FOTOS INSTAGRAM

O personal trainer tem um projeto em que se compromete a transforma­r corpos com um plano alimentar e treinos ajustados a cada cliente. Os resultados estão à vista, mas há quem se queixe de falta de acompanham­ento e de resposta por parte da equipa do concorrent­e do BB Famosos. Ele responde à letra

Pouco a pouco, Francisco Macau, de 33 anos, criou o seu império depois de ficar conhecido em Morangos com Açúcar. O personal trainer abriu, em 2012, o seu próprio negócio que só no Instagram é seguido por mais de 230 mil pessoas. O conceito é simples: a equipa liderada pelo concorrent­e do Big Brother Famosos compromete-se a ajudar quem investe nos seus serviços a mudar de hábitos alimentare­s e os resultados estão à vista. A fórmula para o sucesso resume-se a um acompanham­ento online, no qual é prescrito um plano de alimentaçã­o “acompanhad­o por nutricioni­stas com conhecimen­tos técnicos avançados na área do desporto”, planos de treino seja para casa ou na rua, um personal trainer e um compromiss­o de que o seu principal objetivo é mudar o estilo de vida de quem o procura. Existem variados planos, sendo que o mais procurado é o “Transforma­ção Total”, mas Francisco Macau também promete uma transforma­ção em 30 dias no “Desafio Verão”, tem planos para pessoas com mais de 45 anos e grávidas e lactantes. Atualmente, os preços variam entre os 99 e os 199 euros. Mas nem tudo é um mar de rosas. Francisco promete chegar a toda a gente, mas no Portal da Queixa há quem faça a reclamação aos seus serviços.

FALTA DE ASSISTÊNCI­A

Os casos expostos são semelhante­s: tudo se deve a uma alegada falta de resposta/acompanham­ento por parte da equipa. “Queremos iniciar o nosso projeto nestas 16 semanas que contratámo­s estando superanima­dos e empenhados, no entanto, desde o dia que enviámos o email com as dúvidas que continuamo­s a aguardar qualquer resposta. Conforme o plano, temos também o contacto do Francisco, o qual também não obtemos

qualquer resposta”, pode ler-se. Noutra queixa, o relato é semelhante. A queixosa diz-se “bastante arrependid­a de ter gasto este valor [149 euros], que me seria útil na vida, para um suposto acompanham­ento que não existe. Esta é apenas uma maneira fácil de ganharem dinheiro. Não recomendo este serviço”.

NÃO DEIXA CLIENTES SEM RESPOSTA

Francisco Macau não deixa os seus clientes sem resposta. De forma simpática e sempre correta, o personal trainer explica-se a cada um dos queixosos. Para esta última, depois de este ter rebatido ponto a ponto que não estava em incumprime­nto com nenhuma das situações expostas, foi mais longe: “Temos deste lado documentad­a a prova de que todas as afirmações não correspond­em à verdade, porque deste lado somos pela verdade, de alma e coração”, terminou. De tal forma, que a alegada “vítima” acabou a desculpar-se perante a argumentaç­ão do concorrent­e do reality show da TVI. “A minha exposição anterior teve como objetivo manifestar o meu descontent­amento, não tendo eu tomado atenção ao contrato celebrado entre mim e a Team Macau, não tive nem tenho como objetivo difamar a equipa.” À primeira queixa, Francisco pediu desculpa e esclareceu. “No entanto, pedimos desde já desculpa pelo sucedido, mesmo que, tenha sido algo que fugiu do nosso controlo, e informamos que, durante a tarde do dia de hoje, a profission­al que prescreveu os planos nutriciona­is endereçado­s a ambos irá contactá-los. Avisamos desde o início a todos os nossos clientes que, o envio repetido de emails pode gerar algumas confusões do nosso lado, e foi o que aqui acabou por acontecer.” Alegadamen­te, o negócio de Macau conta com mais de 16 mil transforma­ções em mais de 17 países diferentes.

 ?? ?? Estas são apenas duas das milhares de transforma­ções feitas pela Team Macau.
Estas são apenas duas das milhares de transforma­ções feitas pela Team Macau.
 ?? ??
 ?? ?? O personal trainer construiu um negócio de sucesso e que transforma corpos desde 2012.
O personal trainer construiu um negócio de sucesso e que transforma corpos desde 2012.
 ?? ?? As queixas apresentad­as no Portal da Queixa, a quem Francisco Macau respondeu sempre.
As queixas apresentad­as no Portal da Queixa, a quem Francisco Macau respondeu sempre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal