TV Guia

A ESPIA, Uma MULHER dos diabos

O realizador Jorge Paixão da Costa deu-lhe tanto na cabeça que a atriz corrigiu um defeito que trouxe da América. Em duas semanas ficou uma espia perfeita

- TEXTO JOÃO BÉNARD GARCIA FOTOS LILIANA PEREIRA

Ao fim de 12 anos a brilhar em Hollywood, eis que Daniela Ruah retorna a Portugal para se estrear, dia 8 de abril, em A Espia, nova série da RTP1, no papel da enigmática Maria João Mascarenha­s, uma potencial agente secreta que estava escondida na vida rotineira de uma entediada dona de casa, que uma amiga, espia profission­al, a britânica Rose Lawson (Maria João Bastos), irá desencamin­har para a causa dos Aliados.

“Fiz a preparação da personagem para me adaptar porque faço sempre personagen­s rebeldes e estou a habituada a falar muito rápido, coisa que não pôde acontecer aqui”, desvenda Daniela Ruah à TV Guia, contando ainda como será o seu papel na narrativa: “A Maria João fuma em público, coisa que as mulheres nos anos 40 não faziam. E depois é casada, dona de casa e trabalha na empresa de transporte­s da família do marido. Na sombra é operaciona­l, uma espia, coisa que, eu saiba, as mulheres não costumavam muito fazer nessa época [risos]. Não era comum. Ela será uma operaciona­l que tudo fará para atingir os seus objetivos.”

Com pouco tempo para se preparar para esta personagem – teve de estar pronta em duas semanas, deixando o ritmo da endiabrada Kensi Blye, em NCIS-LA –, Daniela Ruah, de 36 anos, reconhece as limitações.

“O tempo é de maior calma. O Jorge Paixão da Costa pediu-me várias vezes para desacelera­r nas falas e apontou-me um tique que trago dos Estados Unidos... Lá falamos mais depressa.” 

 ??  ?? Siegfried Brenner (Diogo Morgado), o espião alemão que se apaixona por Maria João (Daniela Ruah).
Rose, sedutora e irresistív­el, é a espia interessei­ra.
Richard Thompson (Marco d’Almeida), o bom sabotador.
Siegfried Brenner (Diogo Morgado), o espião alemão que se apaixona por Maria João (Daniela Ruah). Rose, sedutora e irresistív­el, é a espia interessei­ra. Richard Thompson (Marco d’Almeida), o bom sabotador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal