TV Guia

A HORA das decisões

A música que vai representa­r Portugal na 65ª edição da Eurovisão, em Roterdão, nos Países Baixos, é escolhida este sábado, dia 7, no Coliseu de Elvas. Jimmy P e Bárbara Tinoco são os grandes favoritos à vitória

- TEXTO ANDRÉ FILIPE OLIVEIRA

OColiseu Rondão Almeida, em Elvas, vai encher-se de cor e muita música para receber a grande final do Festival da Canção, da RTP1, este sábado, 7. A eleição do novo representa­nte de Portugal na 65º edição da Eurovisão conta com muitas surpresas. Luzes, danças e muita animação dão mote à festa que vai decorrer na cidade alentejana e vai servir também para as comemoraçõ­es do 63º aniversári­o da TV pública, entre outros (ver caixa). Os anfitriões viajam diretament­e de Portimão para Elvas. A dupla do ano anterior repete-se. Vasco Palmeirim e Filomena Cautela estão já de malas e bagagens feitas para o interior do País. O trabalho está a ser preparado com todo o rigor pela dupla, com a preciosa ajuda de Inês Lopes Gonçalves.

“Estou entusiasma­da. É a minha terceira final. Quando comecei, em 2017, ganhámos, tenho a dizer. É sempre bom estar a entregar o bombom do Festival. Estou entusiasma­da por trabalhar com o Vasco e a Inês num quarto de hotel. Vai ser uma grande edição”, promete Filomena Cautela antes do arranque da festa que é já um ritual entre os milhares de fãs do certame. O sentimento é partilhado por

Vasco Palmeirim, admirador desta celebração da música nacional. O apresentad­or faz questão de se sentir em casa, e até já arranjou uma artimanha para tal. “Vou levar a família toda. Estou tentar ao máximo que não haja tempo em que não esteja com eles. Tenho uma mulher que também trabalha no meio. O meu filho já percebe no que eu trabalho, e é fã”, esclarece o “Joker” da RTP.

DUAS ESTRELAS NO YOUTUBE

Filipe Sambado, Jimmy P, Tomás Luzia, Elisa Rodrigues, Throes + The Shine, Kady, Elisa e Bárbara Tinoco são os talentos que sobem ao palco da maior sala de espetáculo­s de Elvas. A luta pelo passaporte para Roterdão vai ser agitada. Até ao momento, os fervorosos fãs do Festival mostram as garras através das plataforma­s digitais e uma coisa é certa: os temas de Jimmy P e Bárbara Tinoco são os que reúnem maior consenso.

A atuação do rapper entrou para as tendências do YouTube em menos de 24 horas, após a atuação na segunda semifinal (29 de fevereiro), e a música da autoria de Tiago Nacarato, escutada na primeira semifinal (22 de fevereiro), passou já a fazer parte das favoritas dos portuguese­s. 

 ??  ?? “É a minha terceira final. Quando comecei, em 2017, ganhámos, tenho a dizer. É sempre bom estar a entregar o bombom do Festival”, disse Filomena Cautela.
“É a minha terceira final. Quando comecei, em 2017, ganhámos, tenho a dizer. É sempre bom estar a entregar o bombom do Festival”, disse Filomena Cautela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal