SÁBADO

Pinto da Costa

-

O presidente do FC Porto sugeriu a Scolari não convocar Baía por 3-2] – ou a forma como o selecionad­or “encostou Rui Costa”, que se queria ir embora: “Já tinha as malas feitas, eu é que o demovi.”

Boronha revela ainda que António Oliveira esteve a um passo de ir para o Benfica no verão de 2002. “Quando lhe falei, no início de maio, que tínhamos de ver com quais seleções é que íamos disputar os jogos amigáveis de setembro, ele disse-me: ‘Quem vier a seguir que resolva esse problema, eu já não vou cá estar.’ Fui investigar e descobri que ele tinha reunido com o Luís Filipe Vieira e com o João Rodrigues [presidente da FPF entre 1989 e 1992] na Parede e que tinha um princípio de acordo para ir treinar o Benfica. Só não foi por causa do fracasso do Mundial, que o deixou queimado.”

O antigo dirigente (que fora do futebol foi durante 25 anos diretor-geral de uma empresa transforma­dora de alfarroba) garante ainda que Pinto da Costa, que agora convidou Vítor Baía para vice-presidente na sua lista candidata às eleições do FC Porto, foi o principal responsáve­l por Scolari ter afastado o guarda-redes da seleção. Confuso? Ele explica: “Na altura em que se dá a reunião para contratar o Scolari, em 2002, em Madrid, patrocinad­a por Sandro Rosell, mais tarde presidente do Barcelona, mas na altura o todo-poderoso responsáve­l da Nike Europa, e na qual também estiveram Gilberto Madaíl, João Rodrigues e Pinto da Costa, o Vítor Baía andava em guerra com Mourinho e o presidente do FC Porto queria despachá-lo. Claro que não disse ao Scolari: ‘Você vai fazer isto assim’, mas sugeriu-lhe que era boa opção não o convocar. E o Scolari assim fez. Entretanto, o Baía começou a jogar e a ser importante no FC Porto e Pinto da Costa, ao seu estilo, deu a volta ao texto e para acalmar as hostes atirou o ódio dos adeptos para cima do Scolari. Ele ficou furioso e nunca mais levou o Baía à seleção, mas sempre sem dizer o que se tinha passado, que tinha aceitado ordens. Sobre Baía integrar a lista de Pinto da Costa, só posso fazer o seguinte comentário: ‘Quando não os podes vencer, junta-te a eles.’” W

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal