SÁBADO

Guiné-Bissau Presidente Umaro Embaló afinal não acabou o curso no ISCSP

O novo chefe de estado guineense diz ser licenciado pelo ISCSP, mas a instituiçã­o garante que Embaló nunca terminou o curso. Em Madrid, onde afirma ter feito o mestrado e o doutoramen­to, também não há registos dele.

- Por Sara Capelo

Umaro Sissoco Embaló, o general que tomou o poder na Guiné-Bissau a 27 de fevereiro, apresenta-se como licenciado pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), de Lisboa. Essa é a informação que se lê no seu site oficial, escrito em francês. Ora, segundo o presidente da instituiçã­o, Manuel Meirinho, Embaló frequentou a licenciatu­ra em Relações Internacio­nais “entre 1997-98 e 2000-2001 não tendo concluído o referido curso.”

E há mais incongruên­cias sobre o seu currículo. O mesmo site adianta que prosseguiu os estudos na mesma área em Madrid. Primeiro, no mestrado num Instituto de Estudos Internacio­nais – mas sem referir a universida­de a que está associado. Há dois anos, quando surgiu pela primeira vez na política guineense ao ser nomeado primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló fez chegar um currículo à Lusa. Nele, dizia-se que o mestrado seria do Instituto de Estudos Internacio­nais (ICEI) da Universida­de Complutens­e.

“Lamentavel­mente, a informação aparece de modo demasiado genérico para poder identifica­r a sua pós-graduação de forma confiável no nosso instituto”, respondeu o ICEI à SÁBADO. E acrescento­u que devido às regras de proteção de dados não pode dar outras informaçõe­s sobre antigos alunos.

A seguir, Sissoco Embaló (que não respondeu à SÁBADO) refere ter-se doutorado na Complutens­e, que não respondeu às perguntas. Contudo, o seu nome não surge no Teseo (uma base de dados oficial para consulta das teses de doutoramen­to em Espanha).

Cronologia também errada

Há outras discrepânc­ias. No site, Embaló apresenta igualmente uma cronologia com as datas essenciais do seu percurso. Depois do nascimento, em 1972, dá um salto no tempo até 1995: o ano em que se licenciou no ISCSP. Ora, isto colide com a informação dada à SÁBADO pelo presidente do ISCSP de que Embaló ali esteve matriculad­o entre 1997 e 2001. Depois, a cronologia coloca-o na capital espanhola, onde em tempo recorde fez o mestrado (1997) e o doutoramen­to (1999). W

 ??  ?? j
A SÁBADO questionou Embaló por três vias, mas não obteve respostas às questões colocadas
j A SÁBADO questionou Embaló por três vias, mas não obteve respostas às questões colocadas
 ??  ?? “Quem sou eu?” Na resposta, em francês, no seu site oficial diz ser licenciado no ISCSP, e ter mestrado e doutoramen­to tirados em Madrid. Tudo em Relações Internacio­nais
“Quem sou eu?” Na resposta, em francês, no seu site oficial diz ser licenciado no ISCSP, e ter mestrado e doutoramen­to tirados em Madrid. Tudo em Relações Internacio­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal