SÁBADO

João Cura

ALMEJA

-

No Almeja, que abriu há um ano entre o Bolhão e a Trindade, João Cura trabalha com produtos da época, sobretudo portuguese­s. “Acho que é a única forma de se estar na cozinha”, explica o chefde 29 anos. “Nos pratos tento ter o foco no ingredient­e principal para depois ter dois ou três que o complement­em. Para mim, na cozinha, less is more [menos é mais].”

O percurso de João começou com um desvio que o levou a estudar Farmácia em Coimbra. Com uma família ligada à saúde e à ciência, João sentiu a pressão de seguir um caminho pré-determinad­o. Chegou a fazer o estágio, antes de bater o pé. “Chegamos a um ponto na vida, quando começamos a trabalhar, em que acabamos por fazer coisas que não nos satisfazem, em que não saímos da cama com vontade de trabalhar”, conta. “Na cozinha, por mais que tenhamos tido o pior dia do mundo, no dia seguinte queremos voltar.” Depois de estudar hotelaria, trabalhou em restaurant­es estrelados de Barcelona, como o Dos Cielos, o Monvinic e o Cinc Sentits.

ABÓBORA, BATATA-DOCE, GEMA, AMÊNDOA

Na casa da avó de João Cura manda o arroz de forno no cabrito mas dos sabores sempre presentes na mesa no Natal, o chef destaca a canela, os ovos e a laranja. Daí que tenha preparado um prato com laranja, doce de ovos e amêndoa torrada, coberto por mousse de abóbora queimada no forno. Leva ainda batata-doce frita com açúcar, canela e pó de citrinos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal