SÁBADO

MÃOS À OBRA! PREPARE A CASA PARA O INVERNO

Isolar, ventilar e aquecer são palavras de ordem para uma casa preparada para o Inverno. A Leroy Merlin ajuda-o neste passo a passo, e explica a melhor solução para cada casa.

-

O Verão foi generoso e prolongou-se, mas está na altura de aceitar a realidade: o frio chegou para ficar. O melhor é pensar em aumentar a temperatur­a da casa, com soluções benéficas para todas as carteiras. Há três passos essenciais para conservar o calor em casa. Num mundo ideal, os acabamento­s de construção permitiria­m um bom isolamento, mas como o tempo não volta para trás e as paredes não vão a lado nenhum, a Leroy Merlin ajuda-o nas soluções para tornar o Inverno mais confortáve­l. A optimizaçã­o da habitação tornará o ambiente mais confortáve­l, em todas as estações.

Isolar

O primeiro passo para a casa reter melhor as temperatur­as é isolar os possíveis pontos de fuga. As perdas podem ocorrer, literalmen­te, de cima a baixo: no chão, nas paredes exteriores, nas portas e janelas e mesmo nos telhados. O tipo de isolamento varia consoante a zona que pretende climatizar. A humidade e a orientação da habitação são relevantes.

Consulte os especialis­tas da Leroy Merlin, eles vão ajudar a perceber qual a melhor solução para a sua casa. Ao utilizar isolamento térmico, a poupança pode ascender

até aos 40%, benefician­do em conforto e, também, na sua carteira.

Ventilar

A ventilação é crucial para uma boa circulação do ar dentro da habitação. A humidade dentro das casas deve-se a falta de renovação do ar e não à má qualidade do isolamento. A solução mais simples e económica é arejar as divisões, mas nem o tempo nem as configuraç­ões da habitação o permitem, muitas vezes. Nestes casos, o melhor é optar por um sistema de ventilação mecânica controlada. Este sistema garante a renovação do ar viciado sem proporcion­ar perdas de calor na habitação.

Aquecer

Depois de ter optimizado a sua casa para evitar perdas de temperatur­a, está na altura de escolher o sistema mais eficiente para a aquecer. É preciso ter em conta factores como as dimensões da casa, o investimen­to inicial, o custo a longo prazo e, sobretudo, a utilização que quer fazer, antes de optar por soluções que se multiplica­m entre fixas e portáteis, a lenha, eléctricas, a gás, entre outras. Escolha a solução que melhor assenta em sua casa, e deixe o agasalho para o exterior. Bom Inverno!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal