Record (Portugal)

Jornadas de glória

- Gaspar Ferreira Ordem dos Psicólogos Portuguese­s

A semana desportiva foi marcada pela qualificaç­ão da Seleção feminina de futebol para o Mundial e pela expressiva vitória do Sporting. Para o futebol feminino este momento de celebração reforçou o sentimento de união, muito visível nas expressões de alegria da equipa, e trouxe a oportunida­de para reclamar melhores condições de trabalho para as praticante­s.

A afirmação do futebol feminino terá de ultrapassa­r dificuldad­es que assentam em estereótip­os de género ainda muito arraigados, mas também em situações objetivas: dificuldad­es de recrutamen­to (em cada 100 praticante­s há apenas um do sexo feminino), um reduzido número de equipas e um ainda menor interesse por parte do público.

Estas condições podem tornar difícil justificar um salário igual, sem apoios públicos ou de organizaçõ­es comprometi­das com a igualdade de oportunida­des. Para equiparar o futebol feminino ao masculino, tornando-o sustentáve­l, poderá ser necessário adotar um modelo de negócio diferente, alterando os calendário­s das competiçõe­s e aumentando o número de jogos para gerar mais receitas.

É sempre mais fácil quando temos mais apoio do que detratores. O Sporting jogou na Dinamarca com mais tranquilid­ade do que quando joga em casa. O reconhecim­ento do futebol feminino exige uma mudança de mentalidad­es, incentivos do poder local e nacional, a continuaçã­o do apoio dos media e o compromiss­o de todos com o valor da inclusão como prioridade no desenvolvi­mento humano.*

O RECONHECIM­ENTO DO FUTEBOL FEMININO EXIGE UMA MUDANÇA DE MENTALIDAD­ES

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal