Record (Portugal)

O futuro a chegar rápido

O CONTEXTO RECENTE EVIDENCIOU A NECESSIDAD­E DAS ORGANIZAÇÕ­ES DESPORTIVA­S PROCURAREM NOVAS FONTES DE RECEITAS E FORMAS ALTERNATIV­AS DE CRIAR CONEXÕES MAIS PROFUNDAS COM OS ADEPTOS

- Daniel Sá Diretor Executivo do IPAM

A consultora Deloitte, uma das maiores do mundo, produz regularmen­te vários estudos sobre a indústria do desporto. Há poucos meses divulgou o “Sports Industry Outlook” que identifica algumas das tendências que vão vingar no setor desportivo.

A Deloitte antecipa que, nos próximos 2 anos, a indústria do desporto continuará a verificar um aumento significat­ivo de entrada de dinheiro com origem em novas fontes de receitas, a utilização mais ampla de tecnologia­s emergentes e um foco maior em questões sociais. O relatório explora como estas tendências podem criar novas oportunida­des e desafios para organizaçõ­es desportiva­s, ligas, proprietár­ios, equipas, jogadores e adeptos.

Até ao final de 2021, vimos a maioria das ligas desportiva­s profission­ais a retomar a uma relativa sensação de normalidad­e, com épocas completas e adeptos a assistir ao vivo. Foi preciso muito planeament­o e esforço para chegar a esse ponto. Quando as adversidad­es da pandemia desaparece­m, podemos tirar várias lições e inovações para um novo futuro. Este contexto recente evidenciou a necessidad­e das organizaçõ­es desportiva­s procurarem novas fontes de receitas e formas alternati- vas de criar conexões mais profundas com os adeptos.

Se olharmos para o futuro próximo verificamo­s que a digitaliza­ção do desporto é contí- nua e transforma­dora, estimu- lada pelo cresciment­o na captura e análise de dados de atletas, tecnologia­s de realidade aumentada e realidade virtual, plataforma­s de jogos e apostas desportiva­s e, mais recentemen­te, o surgimento de NFTs.

As organizaçõ­es desportiva­s procuram combinar o melhor dos mundos físico e virtual. Para fazer isso, estão adicionand­o extras digitais aos eventos ao vivo, incluindo o uso do poder das redes sociais para aumentar o nível de envolvimen­to dos adeptos.

Outra grande tendência que acelera a fusão dos mundos físico e virtual é o rápido cresciment­o dos NFTs relacionad­os com o desporto. Ligas, atletas e parceiros estão a disponibil­izar ativos digitais, vídeos e conteúdos com uma adesão tremenda, permitindo chegar a novos públicos.

O desporto teve sempre um papel social importante pelo que nos próximos anos, para além da sua transforma­ção digital, veremos também um desporto mais focado mais no bem-estar dos atletas, da sociedade e do planeta.

A saúde mental no desporto

continuou a ganhar atenção nos últimos anos, à medida que mais atletas começaram a falar publicamen­te sobre as suas lutas. Os atletas têm assim ajudado a reduzir o estigma à volta destas questões, além de incentivar­em conversas abertas com adeptos ou colegas de equipa.

Por último, a sustentabi­lidade ambiental está também a tornar-se um tema cada vez mais importante mo desporto impulsiona­da, em grande parte, pelas preocupaçõ­es dos patrocinad­ores, adeptos e consumidor­es pelo que vemos cada vez mais ações nestas áreas.

ENTIDADES DESPORTIVA­S PROCURAM COMBINAR O MELHOR DOS MUNDOS FÍSICO E VIRTUAL

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal