Record (Portugal)

MÁ LEITURA DO JOGO

1

- TIRA-TEIMAS Iturralde González antigo árbitro internacio­nal espanhol

çO primeiro lance [1] é magnífico. É uma jogada extraordin­ária para colocar nos cursos de árbitros.

Toda a jogada acontece devido a uma falha de leitura e gestão do encontro do árbitro principal. Ao início há jogadores em possível fora-de-jogo e o assistente, seguindo o protocolo, deixa seguir a jogada. Quando o guarda-redes agarra a bola, o assistente levanta a bandeirola porque a oportunida­de acabou. Victor Braga viu isso mas o problema é que Manuel Mota não apitou. Considerou lei da vantagem e que não era preciso apitar porque o guarda-redes tinha a bola. O mesmo guardião, ao ver o assistente com a bandeirola levantada, pensou que foi apitado o fora-de-jogo e lançou a bola para bater o livre indireto. Mas como o árbitro não apitou, o jogo não parou e a bola estava em movimento. E aqui há logo outro erro, já que não devia ser vermelho. Não era uma oportunida­de clara de golo porque a bola foi para a direita, havia mais jogadores ali. Mas tudo isto vem de uma má leitura do encontro. Manuel Mota não soube gerir a ação. Quando viu que o guarda-redes não percebeu que não apitou – só viu o assistente e colocou a bola fora da área para bater o livre –, tinha de ser rápido, levantar a mão e apitar nesse momento. Assim evitava o vermelho e a confusão toda. A solução era muito fácil. Regulament­armente, o que o árbitro fez está bem, mas muitas vezes o que importa é ler o espírito da lei e não a lei em si. O espírito da lei diz que tens de apitar o fora-de-jogo.

A segunda jogada [2] é uma imprudênci­a enorme de Diogo Costa.

Penálti claríssimo. Disputou a bola e empurrou o adversário pelas costas. Uma coisa era se saltasse para disputar a bola.

Aqui não tem de empurrar.

O terceiro lance [3] é um amarelo claro.

Raúl Silva foi por trás e deixou o braço na cara de Paulinho, por isso é amarelo. Não há um movimento forte para que seja vermelho. Seria se desse para ver claramente um movimento muito forte do braço. Aqui simplesmen­te acertou no adversário.

 ??  ??
 ??  ?? 3
3
 ??  ?? 2
2
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal