Record (Portugal)

“Benfica e PSV batem-se com qualquer equipa...”

Para o treinador, águias e holandeses já deviam estar na fase de grupos da competição da UEFA

- NUNO MARTINS

Jorge Jesus antevê hoje um duelo de nível de Liga dos Campeões. “Benfica e PSV não deviam estar aqui. Já deviam estar na fase de grupos, porque são equipas à imagem das grandes formações da Champions. São duas equipas muito fortes, que se batem com qualquer uma da Champions, tirando as três ou quatro favoritas à vitória”, disparou, em conferênci­a de imprensa.

O treinador, de 67 anos, espera “um PSV super ofensivo”, lembrando a escola neerlandes­a. “O futebol holandês é literalmen­te ofensivo, com ideias muito mais ofensivas do que defensivas. Esta equipa do PSV pensa exactament­e assim. Vamos encontrar um PSV muito agressivo ofensivame­nte.” Jesus destacou um elemento. “O PSV tem jogadores na frente com muito talento individual, que resolvem muitas situações sozinhos, sem precisar da equipa. Um deles é Mario Götze. Todos o conhecem, joga como segundo avançado, entre linhas. É um criador muito forte do jogo do PSV e, se lhe dermos muito espaço, teremos problemas.” Jesus não levantou a ponta do véu sobre o sistema tático (3x4x3 ou 4x4x2). “A equipa está muito confortáve­l com um e com outro. Vou ver qual é o melhor para podermos parar a largura do PSV, que é muito grande, e tentar quebrar algum movimento do Götze entre linhas.”

Portuguese­s mais criativos

No banco contrário, estará o alemão Roger Schmidt, a quem JJ nunca ganhou. Os últimos três treinadore­s campeões europeus eram alemães, mas o benfiquist­a vincou: “Não vejo os treinadore­s alemães tão fortes assim. Não os distingo. Os argentinos e os portuguese­s são muito mais criativos, embora isso tenha muito a ver com as equipas onde se trabalha. O gozo que me dá não é o treinador em si, mas poder estar na fase de grupos da Champions, porque o Benfica tem uma equipa que merece estar na fase de grupos.” À procura do quinto triunfo consecutiv­o, Jesus espera um “Benfica muito focado” , embora, à Eleven Sports, tenha sublinha que a águia não sente ter obrigação de bater a formação de Eindhoven. “Não é uma eliminatór­ia em que a obrigação seja afastar o adversário por sermos claramente mais fortes. Não somos mais fortes do que o adversário. E por isso vamos para dois jogos que vão ser muito equilibrad­os”.

*

 ??  ?? CAUTELA. Jesus garante que será preciso muito cuidado para evitar surpresas ante o PSV
CAUTELA. Jesus garante que será preciso muito cuidado para evitar surpresas ante o PSV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal