Record (Portugal)

UM ENGUIÇO ALEMÃO CONTRA A MARÉ

Jorge Jesus está invicto contra neerlandes­es. No entanto, nunca bateu o técnico Roger Schmidt

- RAFAEL SOARES

Jorge Jesus tem uma série a manter e outra a quebrar no jogo de amanhã, frente ao PSV, na Luz. O treinador do Benfica está invicto frente a equipas dos Países Baixos, numa sequência que já conta com sete jogos (ver quadro). Olhando para esta estatístic­a, o histórico é, obviamente, favorável... mas há o outro lado da moeda. O técnico, de 67 anos, nunca foi capaz de vencer Roger Schmidt, o colega de profissão que vai encontrar amanhã no playoff da Liga dos Campeões.

Vamos por partes e comecemos pelo lado positivo. Como pode verificar no quadro ao lado, JJ soma cinco vitórias ante equipas neerlandes­as. Nos outros dois encontros, acumulou empates que, em ambas as ocasiões, até foram suficiente­s para garantir o apuramento nas eliminatór­ias europeias em causa. De resto, seis desses encontros foram disputados ao comando do Benfica e o primeiro foi realizado ao serviço do Sp. Braga. Já frente ao PSV, Jorge Jesus só disputou os quartos-de-final da Liga Europa em 2010/11. O Benfica goleou em casa, por 4-1, e empatou a dois golos, em Eindhoven.

No que toca ao duelo pessoal, o treinador dos encarnados tem, assim, um enguiço para quebrar. Conta um empate e três derrotas nas batalhas contra Roger Schmidt, de 54 anos, referentes ao tempo em que o alemão orientava o Bayer Leverkusen. Em 2014/15, Jesus orientava o Benfica, mas perdeu fora (1-3) e empatou em casa (0-0). Esses resultados empurraram as águias para o último lugar no Grupo C da Liga dos Campeões. Na época seguinte, o português mudou-se para o Sporting, mas voltou a tombar (0-1 e 1-3), desta feita nos 16 ‘avos’ da Liga Europa.

ÚLTIMO DUELO FRENTE AO COLEGA DE PROFISSÃO ACONTECEU EM 2015/16... AO SERVIÇO DO SPORTING

Final de 1988 para esquecer

Já o registo entre o Benfica e o PSV é equilibrad­o, mas há um jogo em particular na memória dos encarnados pelos piores motivos: a final da Taça dos Campeões Europeus de 1988. Depois de 120 minutos sem golos, a equipa de Eindhoven festejou no desempate devido a um penálti falhado por António Veloso. Antes, as águias caíram perante os neerlandes­es nos ‘quartos’ da Taça das Taças, em 1974/75 (0-0 e 1-2). A história inverteu-se nos últimos anos. Em 1998/99, o Benfica alcançou um triunfo (2-1) e um empate (2-2) na fase de grupos da Liga dos Campeões. Em 2010/11 também se superioriz­ou, como já foi referido.

 ??  ?? REENCONTRO. Em 2014/15 Jesus empatou 0-0 na Luz com Leverkusen de Roger Schmidt
REENCONTRO. Em 2014/15 Jesus empatou 0-0 na Luz com Leverkusen de Roger Schmidt
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal