Record (Portugal)

PINTO DA COSTA DESAFIADO A RECANDIDAT­AR-SE

FAZ HOJE 39 ANOS QUE FOI ELEITO PELA PRIMEIRA VEZ

- RUI SOUSA

Completam-se hoje 39 anos desde que Pinto da Costa venceu pela primeira vez as eleições para a presidênci­a do FC Porto, num dia que marcou um ponto de viragem na história do clube. Até essa data, os dragões tinham no palmarés 16 troféus e hoje moram no museu 79. As 63 conquistas de 1982 para cá fazem do carismátic­o líder, de 83 anos, o presidente com mais títulos na história do futebol mundial, mas tanto ele como os adeptos portistas não se acomodam ao passado e projetam muito mais para o futuro. Nesse sentido, a comissão que apoia Pinto da Costa desde a primeira eleição já tem em marcha a recandidat­ura em 2024. A garantia foi dada a Record pelo seu líder, Fernando Cerqueira. “Vamos avançar com uma nova recandidat­ura. Se o nosso presidente tiver saúde como todos esperamos, capacidade, a mesma dinâmica, paixão e vontade de dirigir o FC Porto como teve até aqui, é certo que vamos estar ao seu lado em mais um mandato. Sempre que ele for candidato à presidênci­a terá sempre o nosso apoio”, revelou a face mais conhecida entre os apoiantes do presidente, aproveitan­do a oportunida­de para lembrar o que significa Pinto da Costa para o universo portista. “Todos se recordam o que era o

FC Porto antes de Pinto da Costa chegar à presidênci­a. Já era um grande clube, mas faltava-lhe ganhar troféus e prestígio a nível internacio­nal. Pois bem, com a sua chegada à liderança do clube, foram muitos os campeonato­s conquistad­os e sete taças internacio­nais, para além de se ter tornado o presidente com mais troféus no Mundo. Os portistas têm de lhe agradecer tudo o que tem feito e vai continuar a fazer pelo FC Porto”, destacou o líder da comissão de recandidat­ura.

Villas-Boas na equação

A propósito da intenção de André Villas-Boas de se candidatar à presidênci­a em 2024, Fernando Cerqueira manifestou a sua convicção de que tal não irá para a frente, dada a admiração que o técnico que venceu quatro troféus pelo FC Porto tem pelo líder do clube. “Enquanto o nosso presidente for candidato, não acredito que Villas-Boas, Rui Moreira e António Oliveira avancem. Villas-Boas é sempre um dos primeiros a apoiar Pinto

da Costa, pelo que não creio que se vá candidatar contra ele. Um dia que o nosso presidente decida não se recandidat­ar, então aí os sócios é que vão decidir o futuro do clube, já que o FC Porto não é uma monarquia”, vincou.

Face à pandemia, a atividade da comissão de recandidat­ura de Pinto da Costa tem sido mais discreta, tendo até sido anulado o habitual encontro de Natal, mas já está agendada para junho ou julho uma confratern­ização, com todas as medidasdes­egurançade­vidoàCovid-19, onde será reforçado o apoio ao presidente para o mandato que está em curso (o 15º consecutiv­o) e para o futuro. A três anos das próximas eleições, Pinto da Costa sabe que a sua legião de apoiantes permanece irredutíve­l nesta caminhada desde 1982.

*

QUANDO CHEGOU AO FC PORTO, O CLUBE TINHA 16 TROFÉUS NO FUTEBOL. ATUALMENTE MORAM 79 NO MUSEU

 ??  ?? PUBLICIDAD­E
PUBLICIDAD­E
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal