Record (Portugal)

NUNO TAVARES É O MAIS RÁPIDO

DIOGO GONÇALVES AMEAÇA LUGAR DE GILBERTO REVISÃO DOS ESTATUTOS VAI AVANÇAR

- NUNO MARTINS E FLÁVIO MIGUEL SILVA

ç Nuno Tavares destacou-se na vitória (3-0) do Benfica na Liga Europa, diante do Standard Liège, mas nos treinos já havia mostrado valor... a correr. O lateral-esquerdo formado no Seixal é considerad­o pelos responsáve­is encarnados o mais rápido do plantel, tendo ultrapassa­do Rafa. Ao que Record apurou, em testes internos, o jovem já atingiu perto de 35 km/hora. Ao nosso jornal, João Gavazzo, especialis­ta em performanc­e, explica que é entre “os laterais e médios-alas que a velocidade anda sempre mais elevada, segundo as análises de GPS”. “Já vi picos de velocidade­s acontecere­m em situações analíticas, no decorrer de um exercício, em que lhes é pedido para sprintar. Também o vi em jogo, com futebolist­as a expressare­m um valor mais elevado: por reação a uma situação iminente de golo, por exemplo. Existem muitas ações de golo que são precedidas por sprint, pormenor por vezes omitido no futebol”, reforçou o fisiologis­ta do Vilafranqu­ense, frisando que “o contexto em que a velocidade se expressa difere do atletismo para o futebol”.

Foi precisamen­te no atletismo que foi revelado o homem mais rápido do Mundo. O jamaicano Usain Bolt fez história nos Mundiais de 2009, em Berlim, fixando o recorde dos 100 metros em 9,58 segundos. Atingiu uma velocidade de ponta de 44,64 km/h. No futebol, os números variam. Bale, ainda no Real Madrid, atingiu quase 37 km/h, contra 34,62, de Cristiano Ronaldo, em 2019, dados revelados pela ‘Gazzetta dello Sport’. Os especialis­tas consideram que a partir dos 32 km/h, os jogadores são considerad­os velozes.

Impression­ou Jesus

Nuno Tavares, de 20 anos, assumiu a titularida­de na lateral esquerda do Benfica, face à lesão de Grimaldo. Ojovem impression­ou o treinador pela exibição que realizou diante do Rio Ave, em Vila do Conde, a 17 de junho passado. Na altura, o amadorense tinha acabado de renovar com o Flamengo, mas esteve atento ao jogo das águias, em particular o camisola 71.

Mais tarde, já com JJ ao leme das águias, a presença de Nuno Tavares no plantel esteve em risco, uma vez que o treinador pediu um lateral-esquerdo. Acabaria por desistir dessa ideia, segurando o futebolist­a, em quem deposita grandes expectativ­as, na linha da estrutura do futebol encarnado.

Na última conferênci­a de imprensa, após o encontro com o Standard, o treinador amadorense não deixou margem dúvidas. “Mais ano, menos ano, o Nuno vai ser o futuro lateral da seleção portuguesa. Não tenho dúvidas nenhumas”, elogiou.

*

“OS LATERAIS E MÉDIOS-ALA ANDAM SEMPRE EM VELOCIDADE MAIS ELEVADA SEGUNDO AS ANÁLISES DE GPS” JOÃO GAVAZZO, especialis­ta em performanc­e

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal