Record (Portugal)

MEDALHA 100 PARA PIMENTA

JOANA VASCONCELO­S TAMBÉM CONSEGUEE O OURO NA HUNGRIA

- ANA PAULA MARQUES

ç “Se não me canso de conquistar medalhas? Enquanto conseguir ganhar porque vou eu perder? Qualquer atleta quer estar presente nos pódios, é essa a minha motivação, que venham mais”, disse a Record Fernando Pimenta, após conseguir ontem o centésimo pódio em provas internacio­nais, ao vencer o K1 5000 na Taça do Mundo de Szeged, na Hungria. Regressa hoje a Portugal com três medalhas (duas de ouro e uma de prata). O canoísta do Benfica, de 31 anos, soma pódios em todas as competiçõe­s, sendo que em Londres’2012 (prata) alcançou a mais importante de todas...até agora. “O ouro olímpico falta-me no currículo. Estou ciente de que é difícil, a nossa modalidade não dá oportunida­de de repetirmos as provas, por isso temos de chegar aos Jogos Olímpicos na nossa melhor forma e em termos psicológic­os”, avaliou Fernando Pimenta, que agora só quer descansar, para depois então começar a preparar um 2021 que se deseja ser ano de Jogos Olímpicos em Tóquio.

Por outro lado, Fernando Pimenta está a viver outro tipo de emoções, que lhe dão ainda mais força. Vai ser pai. “Dá-me maior motivação , sem dúvida”, disse.

A primeira foi em 2005

Pimenta tinha 15 anos quando conquistou a primeira medalha por Portugal. E de ouro. “Foi no Festival Olímpico da Juventude Europeia em 2005, no K4 500”, recorda. “Nunca pensei que poderia chegar ao patamar onde estou. Mas foi uma medalha muito importante, talvez tenha sido o clique para continuar.” Nestes 15 anos entre a primeira e a última medalha, em dois não logrou conquistar qualquer uma: em 2006 e 2008.

*

 ??  ??
 ??  ?? GARRA . Fernando Pimenta conquistou na Hungria três medalhas: duas de ouro e uma de prata
GARRA . Fernando Pimenta conquistou na Hungria três medalhas: duas de ouro e uma de prata

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal