Record (Portugal)

Já cheira a relva

Luciano Gonçalves

- Presidente da APAF

çA bola começa a rolar pelo mundo fora, depois desta paragem inesperada que deixou, e ainda vai deixando, o mundo em suspenso. O pontapé de saída na Alemanha é já amanhã. Para uns será muito cedo, outros acham que já devia ter acontecido. O que esperamos todos é que seja o ‘timing’ certo, tendo em conta todas as vicissitud­es. Mesmo sabendo que o futebol é apenas o mais importante das coisas pouco importante­s da vida, também sabemos que para muitos o futebol é a sua vida – não apenas para os profission­ais, mas para toda uma indústria que movimenta milhões e que tanta falta faz à nossa pequena economia.

Semanas de preparação em gabinete e estudos, horas

DESENGANE-SE QUEM PENSA QUE O FUTEBOL VAI VOLTAR MAIS FRACO; PELO CONTRÁRIO

de planeament­o da organizaçã­o, meses de asfixia para clubes e SAD, dias de angústia para treinadore­s, jogadores e árbitros. Todos eles se reinventar­am e continuara­m as suas preparaçõe­s, de forma a voltarem com mais vontade. Desengane-se quem pensa que o futebol vai voltar mais fraco; pelo contrário, assim que soar o apito, todos – mas mesmo todos – vão fazer o que mais gostam com muita paixão, mesmo sabendo que não será para o público das bancadas.

Para terminar, uma sugestão. A todos irá fazer falta os adeptos, os cânticos e a alegria do estádio. Não seria interessan­te utilizar nos estádios os sistemas de som e os ecrãs para criarem algum ambiente sonoro e visível que possa minimizar este futebol ‘amputado’? Bem sabemos que não é igual, mas pode ser uma ajuda.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal