Record (Portugal)

“Não têm nada a perder e tudo a ganhar”

Varzim chega ao Dragão motivado e esse é um sério aviso ao grupo. Sendo uma eliminatór­ia, não há margem de erro: “É passar ou... passar”

- RUI SOUSA

conquista da Taça de Portugal é um objetivo assumido por Sérgio Conceição e para continuar nesse caminho é obrigatóri­o ultrapassa­r mais uma etapa, desta vez o Varzim, filial número 1 do FC Porto. O técnico dos dragões só tem a vitória em mente, mas lembra as dificuldad­es que os poveiros criaram na época passada, para a Taça da Liga, também no Dragão. “Queremos dar continuida­de à nossa trajetória na Taça, frente a uma equipa que não iniciou bem o campeonato, mas que nestes quatro meses não perdeu fora. Tem tido um percurso interessan­te e está talhada para jogar fora, até pelas caracterís­ticas dos seus jogadores. Temos de estar precavidos em relação a essa questão. Tivemos oportunida­de de defrontar o Varzim num passado recente e é sempre uma equipa incómoda, cria dificuldad­es. É por isso que temos de ter o máximo respeito pelo Varzim e fazer o que nos compete, que é assumir o jogo e passar esta eliminatór­ia”, começou por referir Sérgio Conceição, lembrando que a pressão está toda do lado da sua equipa.

No seu entender, o Varzim, tal como a maioria dos adversário­s que o FC Porto defronta no futebol português, não tem nada a perder. “Nas provas internas, à exceção de meia dúzia de jogos, todas as equipas têm tudo a ganhar e nada a perder connosco. Teoricamen­te não têm o historial, a força e o peso do FC Porto, é normal, estamos habituados. Temos de olhar para o jogo com respeito pela equipa que temos pela frente, perceber como é em termos de dinâmica, quais são os seus pontos fortes quando tem bola, quando não tem bola, o que é preciso fazer para desmontar a sua organizaçã­o defensiva. Cabe-nos assumir a despesa do jogo e jogar de forma equilibrad­a para que no momento em que o adversário queira olhar para a nossa baliza estejamos prontos para não sermos surpreendi­dos. Nestes jogos da Taça há sempre um ambiente diferente, é preciso ser cauteloso”, fez questão de avisar o técnico.

Mas para o FC Porto não há outra alternativ­a: “É um jogo a eliminar, cada um tem a sua história, e não há tempo para recuperar, é passar ou... passar.”

Grupo satisfaz

Apesar dos cuidados, e dentro do que fez nas eliminatór­ias anteriores, Sérgio Conceição vai vol

“Já tive oportunida­de de dizer que tenho um plantel equilibrad­o, com soluções para as diferentes posições. É a época em que estou mais satisfeito nesse sentido”, reafirmou Conceição, não revelando quem vai jogar, ao contrário do que fez em relação aos centrais para Moreira de Cónegos. “Na última semana dei um mau exemplo, ao dizer a dupla de centrais, e vocês estão à espera que solte mais alguma coisa, mas talvez em 2030 o faça outra vez...”, brincou, referindo-se a Mbemba e Diogo Leite.

“TIVEMOS OPORTUNIDA­DE DE DEFRONTAR O VARZIM NUM PASSADO RECENTE E É SEMPRE UMA EQUIPA INCÓMODA”

“PLANTEL É EQUILIBRAD­O, COM SOLUÇÕES PARA AS DIFERENTES POSIÇÕES. É A ÉPOCA EM QUE ESTOU MAIS SATISFEITO”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal