Record (Portugal)

“O nosso doping são os adeptos”

Técnico não alimenta polémica e chama o povo para as grandes decisões da época no Dragão

- ANTÓNIO MENDES

Conceição preferiu apelar ao coração dos adeptos em vez de alimentar mais ainda a polémica que se instalou entre dragões e águias, com declaraçõe­s de vária ordem sobre doping. Na véspera do primeiro de três jogos fundamenta­is para a época, todos no Estádio do Dragão, o treinador foi direto ao assunto. “Vamos ter cerca de 40 mil adeptos no estádio. Eles é que são o nosso doping. São eles que dão aquela percentage­m a mais para chegarmos primeiro à bola, à primeira, à segunda, ganharmos um metrinho a mais... São eles. É mesmo verdade e não estou a ser puxa-saco”, sorriu, abordando o início de uma sequência que ainda contempla as receções ao Benfica para a Liga e, depois, à Roma na Champions.

Mas será necessário um plano emocional diferente para estes três jogos? “Tem a ver com muitas situações e nós estamos atentos a isso”, assumiu Sérgio Conceição, colocando o foco em definitivo no que tem pela frente já esta noite na 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal: “Não há nada de especial em relação a este jogo, a preparação foi normal. É uma com- petição que temos muita vontade de conquistar e é com este foco que olhamos para a equipa, vendo os jogadores que nesse plano emocional e na situação física estão bem e depois, consoante a estratégia para o jogo, decidimos. É sempre assim que fazemos.” O técnico dos dragões deu mes- mo o exemplo mais recente de ‘boa gestão’. “Vocês viram quantos jogadores estavam fora neste jogo com o Tondela e não foi por isso que não demos uma resposta muito positiva. Temos um plantel muito competitiv­o, todos querem ajudar e existe uma enorme disponibil­idade. Nesse plano estou total e completame­nte tranquilo”, destacou, assumindo uma semana importante, mas que não lhe tira muito o sono: “É importante, tal como as outras. Se tiver saúde e acordar todos os dias com vontade de vir trabalhar, é ótima. Benfica? Estamos focados neste jogo. O mais importante é o Sp. Braga.”

E sobre o Sp. Braga, Sérgio Conceição está bem avisado, nem sequer admitindo uma eventual maior pressão nos ombros do adversário, depois de duas derrotas consecutiv­as. “Eu vi e li aquilo que o presidente do Sp. Braga veio dizer, mas essa exigência tem sido habitual nos últimos tempos no clube”, disse Conceição, demonstran­do conhecimen­to sobre as declaraçõe­s de António Salvador. “Penso que as pessoas consideram o Sp. Braga uma equipa grande, talvez o chamado quarto grande, tal como o V. Guimarães, que me é um clube muito simpático e que tem feito um bom campeonato. Mas esse é um problema do Sp. Braga, não é meu. Eu tenho de me preocupar com os meus problemas e não são poucos”, avisou ainda o treinador dos dragões, concluindo com uma análise mais detalhada ao adversário de mais logo: “Espero um adversário com a dinâmica habitual e isso tem sido um dos frutos da excelente campanha que estão a fazer. Poderá jogar com o Wilson mais recuado ou com o Dyego e o Paulinho na frente, mas nós vamos fazer o nosso trabalho para tentar uma vitória importante nesta primeira mão.” *

“VAMOS TER 40 MIL NO DRAGÃO. ELES É QUE DÃO AQUELA PERCENTAGE­M A MAIS PARA CHEGARMOS À BOLA” “SEMANA IMPORTANTE, TAL COMO AS OUTRAS. BENFICA? ESTAMOS FOCADOS NESTE JOGO COM O SP. BRAGA”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal