Record (Portugal)

CURIOSIDAD­ES

-

FUTEBOLIST­A. Antes de ser treinador, Marcel Keizer jogou futebol ao mais alto nível. Fez carreira no Ajax, SC Cambuur, De Graafschap e FC Emmen, da Holanda. O alvo do Sporting atuava como médio.

PIET KEIZER. Marcel Keizer é sobrinho de um dos melhores futebolist­as de sempre do seu país, Piet Keizer, que jogou no Ajax (entre 1960 e 1975) e na seleção. O escritor holandês Nico Scheepmake­r diz mesmo que “Cruyffé o maior, mas Keizer é o melhor”.

EM ASCENSÃO. Como treinador começou por clubes de menor expressão até chegar ao Ajax, na temporada 2016/17. Foi contratado para a equipa B mas no ano seguinte chegou à formação principal pelo trabalho desenvolvi­do nas camadas de formação do gigante holandês. Varandas entende que Keizer também pode ter um papel importante na reformulaç­ão da Academia.

APAIXONADO. Deixou o Ajax antes do final do primeiro ano de contrato, devido aos maus resultados e também a algumas clivagens internas. Os mais próximos definem-no como alguém direto, honesto e completame­nte apaixonado por futebol. FUTEBOL DE ATAQUE. Apesar do insucesso, em Amsterdão deixou o registo de um futebol de ataque, sempre à procura do golo. Por norma, as suas equipas jogam em 4x3x3.

METÓDICO. Quem trabalhou com o treinador holandês não tem dúvidas em dizer que é muito perfeccion­ista. Os treinos são preparados ao milímetro e a bola está sempre presente. O diálogo com os jogadores é uma constante também.

APOSTA NOS EMIRADOS. Desde que saiu do Ajax, a meio de 2017/18, que está no Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Keizer assinou contrato por duas épocas, ou seja, até 2020.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal