Record (Portugal)

LADO B DE GUARDIOLA TOCA COM PAIXÃO

- AURÉLIO DE MACEDO

“Quando me perguntam o que quero, respondo: ‘ser querido’”, diz, garantindo queserádoC­itytodaavi­da

Numa entrevista à rádio BBC, Pep Guardiola abriu o coração. Falou sobre a família, o drama de David Silva, a sua relação com Cruyff e deixou juras de amor aos citizens. “Serei adepto do Manchester City o resto da minha vida. Será impossível treinar outra equipa em Inglaterra, por todo o carinho que recebo aqui. Quando as pessoas me perguntam: ‘O que queres?’, eu respondo ‘ser querido’.” A forma como interpreta e vive o futebol conquistou adeptos e seguidores por todo o Mundo e Guardiola lembra que a paixão pelo jogo foi influencia­da por Johan Cruyff, com quem trabalhou no Barcelona. “Ajudou-me a entender e a amar o jogo. A maneira como via o futebol era completame­nte diferente. Obsessivo, exigente, stressado. Era como um pai.”

E é este papel que Pep também gosta de assumir. “Penso que sou

TÉCNICO ESPANHOL DESTACOU INFLUÊNCIA DE CRUYFF, FALOU DA FAMÍLIA E AINDA ABORDOU O DRAMA DE DAVID SILVA AS MÚSICAS DA VIDA DE PEP

bom no futebol, porque o meu trabalho é a minha paixão. Digo o mesmo aos meus filhos: tentem descobrir aquilo de que gostam mais e aí não será um esforço, será um prazer.” E é junto dos seus que repousa. “Todos os homens têm o seu refúgio e para mim, quando estou exausto, é o lar. Só em casa é que me sinto seguro. Seguro no sentido de não estar a ser observado. Cristina é uma mulher fantástica, não apenas uma mãe incrível. Se ela não quisesse mudar-se para Nova Iorque, Munique ou Manchester, eu não estaria aqui.” “Não sou tímido para dizer o quanto amo os meus. Talvez até o contrário. Talvez diga demasiadas vezes. Nisso acho que sou muito latino. Com os jogadores, ainda hoje não sei se deveria demonstrar tanto amor. Mas no futebol a pai- xão está em campo e às vezes sinto necessidad­e de os abraçar.” Por isso, compreende­u o drama de David Silva. “Mateo [filho do médio espanhol] lutou pela vida durante vários meses e nós dissemos-lhe que se tivesse de ir a Espanha e ficar lá, não tinha problemas. Dissemos que estaríamos cá para o que precisasse. David é forte. Tenho a sensação de que ri mais agora, que fala mais. Foi incrível ver este final feliz.” * ‘DON’T LOOK BACK IN ANGER’ - OASIS, “Adoro esta música. É incrível. Deixa-me sempre no meu melhor estado. Quando saio com a minha mulher, cantámos juntos.”

‘THE HEALING DAY’ - BILL FAY “Esta é a música que lembrará para sempre a minha vida em Manchester. É a música perfeita para ouvir em casa”

‘FIESTA’-JOAN MANUELSERR­AT Nunca fui um rapaz de festas, mas no verão, toda a gente ia a San Joan. E isso lembra-me a minha pequena cidade de Santpedor”

‘AMOR PARTICULAR’ - LUIS LLACH É uma das melhores canções de amor que ouvi. Às vezes, quando estou com ingleses, gostaria de traduzir essa música. Descobri-a em adolescent­e, no primeiro amor, no segundo amor e é parte da minha vida.

‘NEWYORK,NEW

YORK’ -FRANK SINATRA “O carisma daquela cidade. Toda a gente que alguma vez lá esteve quer voltar, é um sítio especial.

‘YOUR SONG’ - ELTON JOHN. Um dos meus sonhos é ir a um concerto do Elton John, Tinha

18/19 anos e treinava com os seniores do Barça quando comecei a ouvir esta música.

 ??  ?? FIEL. Guardiola diz que só treinará o City em Inglaterra
FIEL. Guardiola diz que só treinará o City em Inglaterra
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal