PC Guia

JORNADA ATÉ AO PLUG

- Luís Alves nickname Shuper’ Luu’

Acho que, durante estes dez anos, mesmo nesta coluna de opinião, nunca partilhei muitos detalhes pessoais, do meu percurso tecnológic­o e de como isso se materializ­ou nesta aventura já bastante longa, mas que passou a voar. Desde pequeno que sempre gostei de criar e inventar coisas, começando por brinquedos, muitos dos quais eram obrigatóri­os para me entreter durante os três longos meses de férias de Verão.

Tive a sorte de o meu pai ter espaço em casa para uma pequena oficina, pelo que os fim-de-semana eram, garantidam­ente, de volta de meia dúzia de parafusos ou pregos, arame e tudo o que não fosse útil para os outros, mas que eu pudesse utilizar. Uma vez, numa visita de estudo da escola primária, visitei a corticeira Amorim e trouxe tantos retalhos de cortiça que fiz uma frota de barcos para brincar no tanque, ao nível da Batalha Naval (mas todos os transporte­s de mercadoria­s envolveram sabão macaco).

Esta sede de explorar acabou por me levar a montar os meus computador­es peça a peça desde muito novo, com talvez doze anos. Com o medo de estragar alguma coisa, forrava tudo a etiquetas e tirava dezenas de notas daí ao modding, foram menos de dois anos. Ainda antes do secundário, decidi que queria estudar Engenharia Mecânica, optando por manter a informátic­a como passatempo. No primeiro ano da faculdade, fundei os moda’a’foca, já com mais de vinte projectos, vários eventos e prémios no portfólio.

Tomei o gosto pela criação de conteúdos e fiz muitos vídeos com uma handycam em mini-DVD, um verdadeiro pesadelo para editar, comparado com os dias de hoje. Projecto após projecto, fui ganhando alguma visibilida­de, e em 2014, o Pedro Tróia decidiu arriscar neste pequeno inventor de brinquedos que agora escreve sobre tecnologia.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal