PC Guia

CAPACETE DOBRÁVEL E FEITO EM CORTIÇA É O VENCEDOR DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO JAMES DYSON AWARD PORTUGAL

- R.D.

Anunciado em Maio de 2023, o James Dyson Award Portugal conheceu o seu primeiro vencedor: Gabriel Serra, designer industrial e estudante de doutoramen­to em Engenharia Mecânica na Universida­de de Aveiro. O projecto que ganhou a competição foi o Flattie, um capacete dobrável para usar com bicicletas ou trotinetes, feito em cortiça e em TPU. O objectivo é tornar o transporte deste acessório «mais fácil e convenient­e a par de contribuir para a economia circular». Para isso, o Flattie é «constituíd­o por partes desmontáve­is que podem ser recicladas ou reaproveit­adas»; em concreto, temos um «forro de cortiça aglomerada, um revestimen­to de poliuretan­o termoplást­ico (TPU) e fluído espessante de cisalhamen­to (STF)» nas cavidades. Segundo Gabriel Serra, estes materiais «proporcion­am uma protecção robusta contra impactos, mantendo a flexibilid­ade» e, quando o capacete se desdobra, fica com uma «dimensão semelhante a um computador portátil de quinze polegadas».

O vencedor da primeira edição do James Dyson Award Portugal ganhou 5700 euros, que vão ser aplicados no «aperfeiçoa­mento do produto, em termos de design e em testes com utilizador­es». Por ter ganho a competição nacional, Gabriel Serra pode entrar na lista dos vinte melhores projectos internacio­nais do James Dyson Award cujos vencedores são conhecidos a 15 de Novembro.

X Os utilizador­es premium do antigo Twitter já podem esconder o separador de likes (‘Curtir’) do público. Para ter acesso à nova funcionali­dade, basta activá-la na área das configuraç­ões da conta.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal