PC Guia

EK AIO 240 D-RGB

- L U Í S A LV E S

A EKWB sempre foi conhecida pelas suas excelentes soluções de refrigeraç­ão líquida, mas depois de vários anos a criar blocos, bombas e radiadores, apresentou os kits all-in-one (AiO) com RGB no evento online EKWB Expo 2020: são três versões, que partilham a mesma bomba, de uma até três ventoinhas, ou de 120 a 360 mm. Para a instalação, podemos contar com uma forma de segurar o bloco e bomba muito simples, semelhante aos blocos dos sistemas peça-a-peça da própria marca. São praticamen­te universais, excepto para AMD: apenas há compatibil­idade com o socket AM4, num sistema bastante livre de ferramenta­s. Os parafusos incluídos (que são em número superior ao necessário, caso percam um deles) têm três tamanhos diferentes, para qualquer que sejam fáceis de instalar em qualquer caixa ou posição que escolham.

O manual de instalação é dos melhores que vi nos últimos anos e vem em português europeu. Apesar de ter pasta térmica pré-aplicada, há um pequeno tubo-extra no conjunto, para quando for necessário reinstalar o dissipador noutro PC ou actualizar o processado­r. Em termos visuais, o conjunto é minimalist­a e a escolha de superfície­s semitransp­arentes permite difun difundir muito melhor a iluminação RGB. Esta, utiliza um conector A-RGB e não existe software próprio da marca para controlar tudo - podem utilizar directamen­te direc o das principais marcas de motherboar­ds.

Com o EK Loop Lo Connect tudo fica melhor, mas o custo do kit passa para quase duzentos duzen euros. Os tubos e os conectores mostram um cuidado superior, quando qua comparados com a concorrênc­ia. Todos os cabos são pretos e fáce fáceis de arrumar, ajudando a manter um visual mais limpo, se tiverem um caixa c com lateral transparen­te.

Sobre o ruído do sistema, a bomba é muito boa e acompanha muito bem as necessidad­e necessidad­es do processado­r. As ventoinhas modelo Vardar também, mas preparem-se preparem-se: a 100% oferecem um desempenho alto, embora movimentem imenso ar; com co isso, o ruído aumenta bastante. O nosso AMD Ryzen 9 3900X foi um excelente desafio e os resultados acabaram por ser muito bons, com uma um temperatur­a em idle de 44 graus e com os doze cores a 100% (com clock a 4,2 GHz), nos 72 graus. O único detalhe de que verdadeira­m verdadeira­mente não gostei foi da posição dos conectores no corpo da bomba, porque porq não permitem uma orientação dos tubos tão natural como esperava. Isto Ist pode influencia­r negativame­nte uma instalação. Por outro lado, a garantia garan de cinco anos prova que a marca acredita na capacidade destes sistem sistemas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal