PC Guia

OS BAN NA CHINA

- António Simplício simpliam@gmail.com

Não, não é o team do filho do major Valentim Loureiro com um novo irreal e ideal social, a surrealiza­r por aí. Até porque, em 2020, pouca coisa não foi surreal. Os Ban não foram à China, mas a China voltou novamente aos ban. ‘Ban’ de ‘banir’ mais de uma centena de apps das várias stores, com o objetivo de “limpar” a Internet, é o resultado do trabalho da Cyberspace Administra­tion of China. Uma agência que certamente produz mais resultados que a Space Force, nos EUA.

O curioso, ou talvez não, é o facto de uma das apps banidas ter sido a TripAdviso­r, que, como saberá, assenta a sua actividade nos comentário­s e avaliações dos utilizador­es sobre hotéis e destinos de férias. Não foi por certo uma má interpreta­ção da palavra ‘trip’ que levou estes responsáve­is da agência chinesa a banir a app, por uma das razões apontadas às 105 apps banidas: obscenidad­e, jogo ilegal, informação violenta ou pornográfi­ca, fraude e prostituiç­ão.

É um tipo de Re-Close China numa altura em que a União Europeia publica a app Re-Open EU. Este é um caso paradigmát­ico que nos valida que nem todas as ferramenta­s informátic­as deveriam tornar-se apps mobile.

A ferramenta, por muito útil que seja para quem tem, ou se queira aventurar, em viagens internacio­nais, informa sobre as várias medidas restritiva­s que os diversos Governos da EU impuseram nos respectivo­s países, nomeadamen­te sobre os requisitos de quarentena e de teste para os viajantes, e as aplicações móveis de rastreio e alerta do coronavíru­s.

Será, certamente, quase tão útil quanto a StayAway Covid que tem no seu smartphone, mas é graficamen­te de uma miséria franciscan­a. Uma vista Web embutida em app Android e iOS, para justificar mais umas coroas dos fundos

UE. Além do mais, o mapa actual da Europa, exceptuand­o a região do Pai Natal (lá muito acima), está todo a vermelho, portanto o melhor é mesmo seguir as medidas da DGS e fechar-se em casa até 2022 e entreter-se com os melhores jogos e apps de 2020 eleitos pela Google (shorturl. at/tuEG9) e Apple (shorturl.at/mENQT).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal