O Jogo

“Mundial duro para todos nós”

BERNARDO SILVA Virada a página do Catar, o criativo já aponta ao Euro’2024: “Chegar lá para lutarmos por ele”

- FRANCISCO SEBE

“Orgulhoso” face ao recém-adquirido estatuto de terceiro capitão de equipa, o médio do Man. City diz sentir-se à vontade no sistema tático de Roberto Martínez e frisa que “treinador há só um”.

Lidar com a desilusão do ●●●

Mundial’2022 foi um processo “duro”, mas que já passou. Ontem, antes do duelo com o Luxemburgo, referente à segunda jornada da qualificaç­ão para o Europeu, Bernardo Silva garantiu que o grupo está “muito motivado” e não baixou o nível de ambição para o futuro. “Sinto todos muito motivados depois de uma desilusão, porque ser eliminado de um Mundial nunca é fácil. Todos tivemos um período de reflexão que acabou por ser duro para todos nós. É o futebol, perdemos mais vezes do que ganhamos, infelizmen­te, porque só uma equipa pode ganhar. Os jogadores ficam mais velhos e chegam novos. Estamos muito motivados para dar o melhor, para conseguirm­os a qualificaç­ão para o Europeu e, mais tarde, lutar por ele”, afiançou.

Olhado muitas vezes como uma extensão do treinador dentro das quatro linhas, o médio do Man. City vincou quetreinad­or...hásóum.“Sinto que treinador há um e seguimos o mapa que ele nos dá.

Há momentos em que nós temos de arranjar soluções para os problemas, em que todos temos de ser um bocadinho treinadore­s e comunicarm­os entre nós. Mas treinador há um. Se cada um seguir o seu caminho sem seguir o líder, acaba por ser difícil”, refletiu Bernardo, agora um dos capi

tães da Seleção: “Cada vez mais consigo ajudar os mais novos, principalm­ente quandocheg­am.Éumciclono­rmal. Há pouco tempo tinha 20 anos etinhaacab­adodechega­r,agora levo quase 80 internacio­nalizações... Temos muitos jogadores da nossa geração para liderar a Seleção, é um trabalho de todos. Levo isso com muito orgulho e dedicação.”

Lembrando o último jogo de Portugal no Luxemburgo para antecipar as dificuldad­es que podemsurgi­r(aSeleçãope­rdia 1-0 ao intervalo), Bernardo Silva, que marcou ao Liechtenst­ein, assegurou que se sente bem no novo esquema tático. “No meu clube começamos com cinco [defesas] e a meio do jogo mudamos para quatro. Estou disponível para o que o treinador precisar”, finalizou.

“Treinador há só um. Se cada um seguir o seu caminho sem seguir o líder, acaba por ser difícil”

Bernardo Silva Médio da Seleção Nacional

 ?? ?? Bernardo Silva promete dedicação à Seleção
Bernardo Silva promete dedicação à Seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal