O Jogo

PAÇOS TRANQUILOS

TRIUNFOS Sporting ganhou últimos 13 jogos aos pacenses, com quem não perde há 19. Série maior só com o Casa Pia (com duas partidas este século)

-

O conjunto da Capital do Móvel tem sido o melhor cliente do Sporting entre os rivais que disputam a Liga Bwin. Amanhã, os verdes e brancos procuram ampliar um registo frente ao lanterna vermelha.

ANTÓNIO PIRES

Numa época que tem sido difícil, o Sporting recebe amanhã o Paços de Ferreira, atual lanterna vermelha do campeonato, no melhor momento da temporada: vem de seis vitórias seguidas com 23 golos marcados e um sofrido. Bons sinais para ampliar a melhor série vitoriosa do ano civil de 2022, ainda para mais tratando-se do adversário – entre os que estão atualmente na Liga Bwin – frente ao qual tem também a melhor série de triunfos consecutiv­os (todas as competiçõe­s incluídas), à exceção do Casa Pia, um caso especial que passamos a explicar: apesar das 15 vitórias seguidas sobre os casapianos, apenas duas acontecera­m este século (uma este ano na Liga e outra em 2021 na Taça), sendo depois necessário recuar à década de 30 do século XX, onde 11 dessas vitórias seguidas até acontecera­m no Campeonato de Lisboa, uma prova regional.

Voltando ao emblema da Capital do Móvel, os leões estão invictos contra este há 19 jogos e ganharam os últimos 13. Uma série de triunfos iniciada a... 29 de dezembro de 2015. Precisamen­te sete anos depois, terão a oportunida­de de ampliar o registo que também começou no Estádio de Alvalade, então com um triunfo por 3-1 na Taça da Liga, jogo em que nenhum dos utilizados faz ainda parte do plantel leonino. Já o último triunfo, por 2-0, foi também em Lisboa, para o campeonato e decidido com golos de Sarabia e Nuno Santos.

Ao longo destes anos de sucesso frente aos pacenses, o Sporting não tem conseguido vitórias muito folgadas. Apenas uma vez ganhou por três golos de diferença num jogo da Taça em dezembro de 2020, mas conseguiu ganhar por dois golos de vantagem (2-0, 3-1 e 4-2) oito vezes, e em quatro impôs-se pela margem mínima (1-0 e 2-1).

Sem margem de erro

Com a equipa no quarto lugar, o Sporting sabe que não tem grande margem de erro para atingir os seus objetivos na Liga Bwin. Apesar de haver 21 jogos por disputar, os leões olham sobretudo para um apuramento para a Champions, encontrand­o-se dois pontos atrás do Braga e a quatro do FC Porto. A luta pelo título afigura-se muito difícil face aos 12 pontos de atraso para o Benfica.

O Sporting recebe amanhã o Paços de Ferreira no Estádio José Alvalade, precisamen­te sete anos depois de ter iniciado a atual série vitóriosa sobre os pacenses.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal