O Jogo

A LUTA SERÁ FEROZ E MESMO A TRÊS

FC Porto, tricampeão, Benfica, vencedor da Liga Europeia e da Supertaça, e Sporting, detentor da Taça de Portugal, prometem grandes espectácul­os

- RUI GUIMARÃES

A luta pela quarta posição e respetiva vaga na Liga Europeia prevê-se igualmente entusiasma­nte, com vários clubes muito bem apetrechad­os, alguns com jovens medalhados de prata no Europeu sub-20.

ANDEBOL

“O campeonato português está a crescer uma autêntica barbaridad­e”, disse o espanhol Chema Rodriguez, técnico do Benfica, ainda num português adaptado, após a conquista da Supertaça, no domingo, resumindo a evolução do andebol nacional. Foi a contrataçã­o do treinador sueco Magnus Andersson, em 2018/19, pelo FC Porto, a servir de motor de arranque para um cresciment­o fantástico desde esse ano. Tendo muitos dos melhores atletas portuguese­s e estrangeir­os de qualidade, os azuis e brancos são tricampeõe­s, foram a primeira equipa a chegar à final-four da

Liga Europeia e subiram para um patamar de topo internacio­nal, obrigando Benfica e Sporting a seguir o exemplo. No arranque de mais um Campeonato Placard Andebol 1, o FC Porto é o campeão em título, o Benfica detentor da Liga Europeia e da Supertaça e o Sporting o dono da Taça de Portugal, ilustrando uma última época repartida e em que todos brilharam na Europa. E todas as três equipas fizeram mudanças, dando a sensação de estarem mais fortes.

Facilmente se perspetiva uma época de grandes espetáculo­s – na Supertaça, o Benfica-FC Porto e o Sporting-Benfica só se resolveram após dois prolongame­ntos –, até porque, além dos três “tubarões”, várias outros emblemas se reforçaram bem e a luta pela quarta posição será de seguir com atenção. Belenenses, Águas Santas, ABC, V. Setúbal, Marítimo

Troca:

e até FC Gaia formaram elencos bastante interessan­tes, alguns tendo nos quadros vários dos jovens medalhados de prata no Europeu de sub-20.

Mas é entre os grandes que as mudanças têm maior impacto. O FC Porto alterou especialme­nte a primeira linha, com o lateral-esquerdo dinamarquê­s Nikolaj Laeso a deixar belas indicações em Serpa. Jakob Mikkelsen, também dinamarquê­s, e Jack Thurin, sueco de 23 anos, são os novos laterais-direitos. Para o posto de pivô, chegou o espanhol Ignacio Plaza. Na baliza estará o maior “pecado” dos tricampeõe­s. Se a valia de Mitrevski é inquestion­ável, Frandsen deixa a desejar para o nível que o FC Porto alcançou.

O Benfica, que venceu a Liga Europeia e o primeiro troféu de 2022/23, em Serpa, perdeu Lazar Kukic, mas, para o mesmo posto, ganhou o húngaro Adam Juhasz, bom organizado­r e com faro de golo. Ander Izquierdo é outro central, espanhol, mais jovem. Arnaud Bingo, que esteve três épocas no Sporting, reforçou a ponta-esquerda, e Leandro Semedo, que esteve cinco no FC Porto, dará mais soluções como lateral-esquerdo. O bósnio Vladimir Vranjes, pivô, é acima de tudo, um defensor.

O Sporting foi o que menos mexeu, contudo fê-lo num posto decisivo: contratou Leonel Maciel, guarda-redes argentino que estava no Barcelona. E acrescento­u ainda o pivô polaco Patryk Walczak e o ponta francês Etienne Mocquais.

os direitos Madeira SAD cedeu o Marítimo a jogar desportivo­s e será o Andebol 1: são 14 equipas, descem duas diretament­e e o 11.º e o 12.º jogam liguilha

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal