O Jogo

Injeção de capital do Catar em análise

BRAGA O mesmo fundo que controla o PSG está disposto a injetar capital na SAD. Em abril, António Salvador discutiu o assunto em Doha

- TOMAZ ANDRADE

Se o plano de investimen­to catari for para a frente, o Braga poderá ganhar uma capacidade financeira superior, que lhe permita ter uma equipa mais ambiciosa e a lutar pelo título de campeão.

O Fundo Soberano do Catar, o mesmo que controla o Paris Saint-Germain, mostrou interesse em investir na SAD do Braga e a ideia já levou António Salvador a viajar para Doha e a fazer depois escala em Paris, em finais de abril, para discutir o assunto com os responsáve­is cataris. Nesta altura, pelo que apurou O JOGO, não está tomada qualquer decisão, mas o tema está a ser alvo de avaliação e poderá ganhar contornos mais específico­s em breve.

Dos moldes do possível investimen­to na sociedade desportiva ainda pouco se sabe, nem tão pouco é conhecido o valor, embora, de acordo com as informaçõe­s recolhidas, a ideia do Fundo seja a de potenciar o Braga, dando-lhe capacidade financeira para desportiva­mente ser mais ambicioso, com a possibilid­ade de lutar por títulos, isto para lá de estar em causa, mesmo por via indireta, o engrandeci­mento da cidade e da região.

Nesta altura, 36,88 por cento da estrutura acionista da SAD está nas mãos do clube, tendo a Olivedespo­rtos 21,67 por cento e a Sundown Investment­s 16,69 por cento (esta empresa registada em Londres comprou as ações que eram detidas pela Câmara Municipal). Outros acionistas são ainda responsáve­is por 24,76 por cento do capital do Braga. A concretiza­r-se, o investimen­to do Fundo Soberano do Catar terá de ser feito à custa de algumas destas parcelas da estrutura acionista.

O potencial de cresciment­o do clube minhoto, aliado às contas tradiciona­lmente positivas registadas ao longo dos últimos exercícios financeiro­s, funciona como um chamariz para os investidor­es internacio­nais, embora normalment­e estes pretendam ter controlo sobre as decisões estratégic­as da sociedade desportiva. A possibilid­ade de um grande investimen­to externo, até pela delicadeza do assunto, dependerá sempre de negociaçõe­s.

 ?? ?? Presidente do Braga já reuniu com o Fundo Soberano do Catar
Presidente do Braga já reuniu com o Fundo Soberano do Catar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal