O Jogo

SANTOS CHAMA OTÁVIO

MÉDIO DO FC PORTO É PRINCIPAL NOVIDADE NOS CONVOCADOS DE PORTUGAL

- FREDERICO BÁRTOLO

“É a realização de um sonho”

“Tem boas caracterís­ticas para a Seleção”, diz o selecionad­or

Diogo Costa e Gonçalo Inácio também são estreias absolutas

Selecionad­or garante que o trio estava na lista de 40 atletas para o último Europeu e reitera que está sempre atento a “quem tenha ficado apto”. Matheus Nunes pode ser o próximo a ser chamado

Fernando Santos surpreende­u na convocatór­ia da Seleção Nacional, tendo em vista os jogos de qualificaç­ão para o Mundial de 2022 com República da Irlanda e Azerbaijão, com um particular com o Catar pelo meio. Gonçalo Inácio, defesa do Sporting, Diogo Costa, guardião do FC Porto, e o também portista Otávio, médio brasileiro e agora naturaliza­do por Portugal, país ao qual chegou em 2014. Três estreantes numa lista de 25 atletas que não tem oito dos convocados para o Europeu de 2020: saem o guarda-redes Rui Silva, os defesas Nélson Semedo, Diogo Dalot e José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho, e o avançado João Félix.

“Todos estes jogadores faziam parte do lote de opções para o Europeu. Todos, sem exceção, estavam nos 40. Depois foi preciso largar alguns. A Seleção é um espaço aberto”, disse Fernando Santos abordando, de seguida, a chamada de Otávio com maior detalhe: “Tem caracterís­ticas boas para a Seleção. Nunca pedirei ao meu presidente [Fernando Gomes] para alguém ser naturaliza­do, mas não discrimina­rei alguém que tenha ficado apto. Isso já aconteceu antes de mim, com os casos do Pepe e Deco [Scolari], de Liedson [Paulo Bento] e vai em linha de conta com o que fiz em relação ao Dyego Sousa [chamado em março de 2019].

O próximo diz poder ser Matheus Nunes, que desde a adolescênc­ia está em Portugal e cujas exibições pelo

“Nunca pedirei para alguém ser naturaliza­do, mas não discrimino”

“Inácio está a jogar. A subida aos AA sem passar pelos sub-21 é natural” Fernando Santos Selecionad­or de Portugal

Sporting não passam ao lado. “Está apto há um mês, acho que mora em Portugal desde os 12 anos, já o observámos e a qualquer altura pode ser chamado. Fez parte dos 40 que foram pensados para esta convocatór­ia”, perspetiva o técnico campeão da Europa de 2016, analisando os outros estreantes, nomeadamen­te o central do Sporting que nem foi aos sub-21 antes de chegar aos AA: “O Inácio estava nos 40 da lista para o Europeu. Está a jogar, é importante para chegar aos AA passar pelos sub-21, é verdade, mas infelizmen­te muitos jovens não jogam sequer. Esta subida aos AA é natural. Os jovens estão preparados para ajudar, precisam é de oportunida­des. O mesmo aconteceu com o Dalot,, que esteve muito bem no Europeu, e que esteve de plantão como o Diogo Costa. Caso tivesse acontecido algum problema com um guarda-redes, seja por covid-19 ou lesão, era ele que iria ficar com a vaga. Esteve de plantão”.

A VIVER EM PORTUGAL DESDE 2014, O AGORA LUSO-BRASILEIRO TERÁ A CHANCE DE MOSTRAR VALOR A FERNANDO SANTOS

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal