O Jogo

Jorge Mendes é o segundo agente que mais fatura

O empresário português contabiliz­a milhões, mas Scott Boras, o superagent­e do basebol, lidera a lista de ganhos há seis anos consecutiv­os

- JOÃO ARAÚJO

A mudança de Cristiano Ronaldo de Madrid para Turim ajudou o empresário a aumentar o volume de negócios do ano passado para este ano – e as comissões –, mas há seis anos que Scott Boras lidera a lista

Mais de 850 milhões de euros movimentad­os em contratos de jogadores, aos quais correspond­em comissões superiores a 85,5 milhões, fazem de Jorge Mendes o segundo agente mundial em termos de volume de negócios. Os cálculos são da revista financeira “Forbes” e são atualizado­s anualmente, mas o líder deste ranking dos representa­ntes de desportist­as mais poderosos continua a ser Scott Boras, que movimentou mais de 1600 milhões de euros em contratos, retirando 89,5 milhões em comissões.

Num ano em que o mercado de desportist­as a nível global movimentou mais de 28 450 milhões de euros, com mais de 1300 milhões em comissões de agentes, a transferên­cia de Cristiano Ronaldo do Real Madrid para a Juventus, por 117 milhões de euros, contribuiu para que Mendes, dono da Gestifute, passasse dos cerca de 654 milhões de euros que fez em 2017 para os atuais 850 milhões.

A “Forbes” refere-se ao português como “o mais famoso agente de futebol do mundo” e lembra que entre os seus clientes se encontram outros jogadores de topo como James Rodríguez, do Bayern, Di María, do PSG, e Bernardo Silva, do Manchester City.

À frente de Jorge Mendes – e na liderança deste top 50 pelo sexto ano consecutiv­o, está o norte-americano Scott Boras, o superagent­e do basebol. Representa nove jogadores com contratos que valem mais de cem milhões de dólares (85 milhões de euros). Outrora representa­nte da superestre­la da modalidade Alex Rodríguez, a “Forbes” sublinha que um novo recorde pode ter como protagonis­ta este agente, pois dizse que Bryce Harper poderá vir a ser contratado por mais de 400 milhões de dólares (340 milhões de euros).

Basebol e futebol são as modalidade­s mais valiosas neste “campeonato” dos milhões e também aquelas em que os agentes podem cobrar comissões mais elevadas. E, para elaborar este ranking, a “Forbes” compila todas as operações de mercado e jogadores sob contrato com os agentes e respetivas empresas e calcula as comissões com base na percentage­m máxima que é permitida cobrar em cada modalidade pelas entidades que as regulament­am – FIFA (10%), MLB (5%), NBA (4%), NHL (4%) e NFL (3%), ou seja, futebol e as ligas norte-americanas de basebol, basquetebo­l, hóquei no gelo e futebol americano.

A “Forbes” depois ordena o ranking com base nas comissões (máximas) dos representa­ntes dos atletas, daí que a maioria dos primeiros lugares seja ocupada por aqueles que se movimentam no futebol e no basebol, os que estão autorizado­s a receber mais pelos serviços de intermedia­ção.

No ténis e no golfe, o princípio do pagamento aos representa­ntes é diferente, pois estes não cobram com base nos vencimento­s dos seus atletas e sim pelo dinheiro que ajudam a gerar, sobre o qual recebem 20%.

 ??  ?? Mudança de Ronaldo para a Juve alavancou o volume de negócio de Jorge Mendes
Mudança de Ronaldo para a Juve alavancou o volume de negócio de Jorge Mendes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal