O Jogo

REFORÇOS PARA A DEFESA

ZAKARYA a chegar, MBEMBA quase recuperado e MILITÃO à porta do onze do FC Porto Brahimi recuperáve­l, Corona mais complicado

- ANDRÉ MORAIS

Sérgio Conceição mantém o ataque a carburar, mas piorou muito a média de golos sofridos. A paragem do campeonato vai permitir intensific­ar o trabalho e já com mais opções

Zakarya está quase a ser oficial, Éder Militão cada vez mais integrado e Mbemba não deve ter de falhar mais do que o próximo jogo. Sérgio Conceição está em vias de receber reforços para o sector mais recuado e bem os agradece, porque na realidade a equipa sofre golos como nunca desde que Pinto da Costa é presidente (ver página 4). O reforço defensivo foi prioridade logo desde a pré-temporada, mas uma série de contingênc­ias foram adiando a estabiliza­ção do sector. E, com isso, o trabalho saiu muito prejudicad­o. Não que o treinador não confie no quarteto que habitualme­nte joga, mas porque as opções são escassas, a maturidade também e a falta de competitiv­idadeinter­na não ajuda ninguém. A chegada de um segundo lateral-esquerdo, a recuperaçã­o de Mbemba e a assimilaçã­o de processos de Éder Militão prometem ajudar a estancar esta série defensiva muito negativa. É certo que o processo defensivo é global, mas é lá atrás que tem estado a maioria dos problemas. Seis golos sofridos em quatro jogos disputados não são normais no FC Porto.

Começando por Zakarya. O marroquino do Belenenses chega para reforçar a competitiv­idade à esquerda, para permitir que Alex Telles possa, de quando em quando, descansar, e para acautelar qualquer problema que o brasileiro possa ter. O lateral nunca jogou num clube com a dimensão do FC Porto e terá, em primeiro lugar, de se ajustar à forma de jogar de um candidato ao título. Daí a urgência do treinador. Alex Telles está, para já, à disposição, mas o FC Porto já teve tantas lesões este ano que uma baixa na lateral-esquerda seria muito difícil de suprir. E quanto mais cedo Zakarya se apresentar, mais cedo começa a ser preparado para estar à disposição em qualquer eventualid­ade.

Mbemba terá de esperar mais. O central congolês fez apenas dois treinos desde que foi contratado. Uma entorse no joelho esquerdo afastou-o há um mês, mas as semanas que vêm também serão decisivas para o jogador. É que depois do jogo com o Moreirense, há paragem para os jogos das seleções. E antes de nova jornada do campeonato ainda há fim de semana para a Taça da Liga, o que significa que a 23 de setembro, data apontada para a quinta jornada, já o exNewcastl­e deve estar à disposição.

Por fim, Éder Militão. O central/lateral-direito começou por ser convocado paras e ambientar, contra o V. Guimarães já esteve no banco de suplentes e até próximo de entrar na segunda parte. Sérgio Conceição já o elogiou e a sua estreia oficial está para breve, seja já com o Moreirense, seja no mês de setembro, seja como central ou lateral-direito. O rendimento do jogador tem agradado e há a convicção de que sua utilidade será muito grande.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal