O Jogo

José Fontes pede debate nacional

O constituci­onalista discorda da pretensão do Governo em vir a proibir jogos em dias de eleições

-

José Fontes é uma voz crítica à pretensão do Governo em proibir a realização de jogos de futebol em dias de eleições. Doutorado em Ciências Políticas (2004), mestre em Direito na especialid­ade de Ciências Jurídico-Políticas (1998) e licenciado em Direito (1994), o antigo presidente do Conselho de Disciplina da FPF, que teve de resolver, entre outros casos, a agressão de Sá Pinto ao então selecionad­or Artur Jorge, considera que o Governo “deveria ser cauteloso no tratamento destas questões; à primeira vista parece que não tem grande importânci­a, mas essas proibições podem interferir com os direitos de liberdades e garantias, portanto, com a Constituiç­ão da República Portuguesa. Se se proíbe jogos de futebol, não existe razão para não se proibir jogos das modalidade­s amadoras ou de atividades culturais”, considerou.

Para o constituci­onalista, é necessário encontrar outras respostas para explicar a fraca afluência às urnas. “Seria um exercício de inteligênc­ia se o Governo promovesse um amplo debate para se perceber quais as causas diretas da abstenção, e não numa forma apressada, e até numa atitude reativa ou repressiva, acusar a Liga de não ter sido prudente ou de não ter usado o bom senso.” E continuou: “As causas não passam só pelo facto de considerar­mos que os nossos concidadão­s não são suficiente­mente maduros, nem sabem quais são as prioridade­s no seu dia a dia. Sim, sou muito crítico relativame­nte a essa alteração, caso venha a concretiza­r-se, e que até pode levantar questões de constituci­onalidade e estamos a falar de atividades geridas por entidades provadas”, lembrando, a propósito, que “em Portugal o direito de sufrágio não é obrigatóri­o; não há uma sanção, significa que as pessoas, após todos estes anos de democracia, são maduras o suficiente para fazerem as suas escolhas”.

O jurista também visou a Comissão Nacional de Eleições, recordando que as abstenções existem na “proporção exata à motivação que as pessoas têm pelas diferentes eleições, sejam europeias, autárquica­s ou presidenci­ais”.

 ??  ?? José Fontes critica ideia do Governo
José Fontes critica ideia do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal