O Jogo

Jéssica corre sem pressão de marca

Atleta portuguesa vai fazer a 11.ª maratona, mas é primeira vez que vai correr com homens

- ANTÓNIO FLOR

Jéssica Augusto está de volta aos 42,195 km depois de desistênci­a, por lesão, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, alinhando, no próximo domingo, na maratona de Hamburgo. Neste período, de aproximada­mente oito meses, recuperou, tendo entretanto voltado ao melhor nível competitiv­o, conforme o comprovam as duas meiasmarat­onas que realizou de preparação, Lisboa (março) e Barcelona (fevereiro), onde correu para tempos na casa da 1h10m e provou estar em boa forma. Apesar de ser a 11.ª maratona (terminou oito), Jéssica fará pela primeira vez uma prova mista, ou seja com homens e mulheres. “Para mim é a primeira maratona da Jéssica”, adverte o treinador Nogueira da Costa. “Em princípio é uma vantagem, pois correndoco­mhomenspod­erá ter um grupo extenso que tenha como objetivo a marca que ela quer fazer”, diz o técnico. Quanto ao resultado em vista, não há uma marca demasiado ambiciosa. “Esta é a primeira maratona depois dos Jogos Olímpicos, pelo queremos que seja uma maratona sem muita pressão”, considera, “sabendo de antemão que a preparação foi realizada da mesma forma das outras maratonas”, afiança Nogueira da Costa. No calendário de Jéssica está o mundial de pista do próximo verão, a disputar em Londres, sendo certa a presença nos 10 mil metros. A presença lusa na maratona alemã contará ainda com José Moreira que tentará o mínimo (2h14m00s). O atleta do Sporting, que fará a 16.ª maratona, correu em novembro a maratona do Porto, onde foi terceiro com 2h16m11s. “O Moreira está bem e partirá com a finalidade de correr abaixo das 2h14m”, prevê o técnico.

Tiki Gelana é a mais temível adversária

A adversária mais temível de Jéssica é a etíope Tiki Gelana (recorde pessoal de 2h18m58s), campeãolím­pica damaratona­emLondres’2012, ano em que bateu o seu atual máximo pessoal.

Entretanto, passou por uma fase má, tendo, em 2015, feito 2h24m26s, em Tóquio.

Adriana da Silva (Brasil, 2h29m17s), MegertuIfa(Etiópia, 2h29m45s), Mona Stockhecke (Alemanha, 2h31m30s) e Viola Kibiwot (Quénia, estreante) são as outras adversária­s da maratonist­a. De referir que o queniano Stephen Kiprotich, também campeão em Londres, é a estrela masculina.

“Esta é a primeira maratona depois dos Jogos Olímpicos, pelo queremos que seja uma maratona sem muita pressão” Nogueira da Costa Treinador de Jéssica Augusto

 ??  ?? Jéssica Augusto vai correr maratona mista
Jéssica Augusto vai correr maratona mista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal