O Jogo

“Com espírito olímpico único”

-

Além de ter a capacidade para agregar o mundo do desporto pela sua personalid­ade, a transversa­lidade de Mário Moniz Pereira fez-se sentir no mundo da política. No domingo, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou uma “vida repleta de bons exemplos e devoção” e ontem, numa missiva pessoal enviada à agência Lusa, o primeiro ministro António Costa homenageou “um sportingui­sta apaixonado.” “Poucos personific­aram o espírito olímpico como [o professor] Moniz Pereira”, disse AntónioCos­ta, acrescenta­ndo que em vésperas do arranque da competição no R iode Janeiro, a melhor homenagem “é disputar com desportivi­smo os Jogos que se avizinham”.

Benfiquist­a assumido, o primeiromi­nistro destacou um episódio particular passado com o sócio número dois do Sporting. “Tive o privilégio de o ter por guia na visita que há anos fiz ao museu do Sporting, onde tantas vezes nos surge, como atleta múltiplo, treinador ímpar e dirigente dedicado”, afirmou, sem esquecer a faceta de letrista e compositor do Senhor Atletismo. “Podemos hoje repetir sobre Moniz Pereira dois versos escritos para Carlos Ramos e que Maria da Fé popularizo­u: ‘Valeu a pena ter vivido o que vivi. (...) Valeu a pena sonhar o que sonhei.’ Valeu a pena, Professor Moniz Pereira”, concluiu, apresentan­do condolênci­as à família, ao Sporting, a atletas e a todos quantos admiraram Moniz Pereira.

Ao dirigente socialista juntaram-se os lamentos de outras forças partidária­s, que emitiram pesar pelo faleciment­o do Senhor Atletismo. O social-democrata e ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho admitiu que “Portugal ficou mais pobre”, enquanto o Partido Comunista Português destacou uma “figura marcante, com valores éticos e humanistas”. Já o CDS-PP referiu-se a Moniz Pereira como um “desportist­a visionário e um português de exceção.”

“A melhor homenagem a Moniz Pereira é disputar com desportivi­smo os Jogos que se avizinham”

“Tive o privilégio de o ter por guia na visita que há anos fiz ao museu do Sporting, onde surge como atleta múltiplo e técnico ímpar” António Costa Primeiromi­nistro

 ??  ?? MONIZ PEREIRA RECEBEU TRIBUTO TRANSVERSA­L, ALÉM DOS CLUBES OU PARTIDOS DEFENDIDOS
MONIZ PEREIRA RECEBEU TRIBUTO TRANSVERSA­L, ALÉM DOS CLUBES OU PARTIDOS DEFENDIDOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal