O Jogo

LUGARES DESMARCADO­S

O selecionad­or tem o que quer na afinação para o Euro: Quaresma e Guerreiro são a prova de que a discussão das posições no onze é cada vez mais intensa

- RODRIGO CORTEZ

Com o que fizeram perante a Noruega, Quaresma e Raphael Guerreiro obrigam Nani e Eliseu a arregaçare­m as mangas na luta pela titularida­de no eixo do ataque e na lateral esquerda, respetivam­ente

Os desempenho­s de Ricardo Quaresma e de Raphael Guerreiro no jogo de preparação frente à Noruega contribuír­am para aumentar as probabilid­ades de cada um deles poder lutar pela titularida­de na Seleção Nacional no Europeu, em concorrênc­ia direta com NanieElise­u,respetivam­ente. Esta conclusão é também reforçada pelo princípio que o selecionad­or Fernando Santos faz questão de sublinhar perante o grupo: o rendimento determina as escolhas. Quaresma desbloqueo­u a partida com um golo de pura inspiração individual, libertando cedo a equipa das Quinas para uma boa exibição e, por outro lado, obrigando o adversário a expor-se mais. Além do golo, o atacante esteve particular­mente ativo, ao nível do melhorQuar­esma,emmuitasda­s ações que protagoniz­ou.

Raphael Guerreiro foi outra das figuras do ensaio no Dragão, aumentando a vantagem com uma execução perfeita num livre direto cobrado com o pé esquerdo. Antes disso tinha estado na jogada do primeiro golo, com o último passe para Quaresma inventar um golaço. Além disso, Guerreiro fez jus ao nome, mostrando disponibil­idade física.

Nos sete jogos oficiais de Fernando Santos, Eliseu foi lateral-esquerdo em cinco na fase de qualificaç­ão, Fábio Coentrão num e Raphael noutro. Face aos números, o canhoto do Lorient terá entrado neste estágio em desvantage­m teórica com o benfiquist­a na luta pela titularida­de na defesa, mas o que conta para o Europeu é o momento de forma atual e aquilo que cada um for capaz de adicionar.

A situação de Quaresma é semelhante,masnarelaç­ãocom Nani, concorrent­e direto por um lugar ao lado de Cristiano Ronaldo no ataque do dinâmico 4x4x2. Com Santos, Nani foi sempre titular na qualificaç­ão, o que prova o crédito do treinador.

Estes são focos de concorrênc­ia na equipa nacional, tal como a luta entre William e Danilo no meio-campo defensivo, Vieirinha e Cédric na direita da defesa ou André Gomes e Rafa na esquerda do meio-campo, citando os mais flagrantes. Há ainda dois testes (Inglaterra, dia 2, e Estónia, dia 8) para desfazer dúvidas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal