O Jogo

Sá Pinto quer fazer história

Azuis podem garantir a estreia na fase de grupos da Liga Europa

- MIGUEL GOUVEIA PEREIRA

Apesar da vantagem trazida da primeira mão, na Áustria, o treinador Ricardo Sá Pinto garante que a equipa não vai jogar para o empate e reparte o favoritism­o da eliminatór­ia pelas duas equipas

O Belenenses pode hoje qualificar-se para a fase de grupos da Liga Europa, o que, a acontecer, será a primeira vez na história do clube. Depois da vitória obtida há uma semana na Áustria, em casa do Altach (1-0), basta apenas um empate para a formação liderada por Ricardo Sá Pinto alcançar esse feito inédito. Apesar da vantagem obtida na primeira mão, o treinador português lembra que nada está ganho e espera dificuldad­es. “Não é por termos vencido na primeira mão que vou alterar o meu discurso. Temos pela frente uma equipa muito perigosa, com a qual temos de ter muito cuidado e que se sente confortáve­l a jogar fora de casa, como se viuem Guimarães”, alertou o técnico belenense, que elogia o percurso da equipa na Liga Europa. “É um momento de grande entusiasmo, satisfação e enorme responsabi­lidade por aquilo que estamos a viver. Temos feito um percurso extraordin­ário na Europa, com resultados positivos e contra adversário­s muito fortes e com experiênci­a”, vincou.

Questionad­o sobre se adotará uma estratégia mais defen- siva por estar em vantagem na eliminatór­ia, Sá Pinto garante que o Belenenses não jogará para o empate e não considera a sua equipa favorita para o encontro de hoje. “Nós abordamos todos os jogos com o intuito de vencer. Temos uma equipa com personalid­ade que, quando não tem a posse de bola, sabe jogar organizada. Não vamos perder essa identidade, nem vamos alterar em nada o nosso trabalho”, garantiu o treinador do Belenenses, lembrando que o futebol é fértil em surpresas: “Não faltam exemplos por aí de reviravolt­as. Neste tipo de competiçõe­s, existe sempre incerteza em relação ao vencedor, ainda mais pelo equilíbrio de forças entre as duas equipas. Há detalhes que, com certeza, nos vão favorecer e outros que nos vão prejudicar. Agora, não podemos é oferecer ao adversário oportunida­des para desequilib­rar.”

Caso alcance a fase de gru- pos, a equipa do Restelo ganha um prémio de 2,4 milhões de euros.Um fator que ainda motiva mais os jogadores, e também o treinador. “Todos os clubes têm dívidas para pagar e o fator financeiro também é importante a este nível. Seria uma grande alegria conseguirm­os este feito histórico num clube com títulos nacionais em várias modalidade­s e que nos últimos anos regressou ao nível competitiv­o que merece”, frisou Sá Pinto.

“Não podemos é oferecer ao adversário oportunida­des para desequilib­rar”

Sá Pinto

Treinador do Belenenses

 ??  ?? Ricardo Sá Pinto quer equipa em campo a exibir muita personalid­ade
Ricardo Sá Pinto quer equipa em campo a exibir muita personalid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal