O Jogo

NINGUÉM VENCE TANTO COMO ELES

CURRÍCULO Casillas e Helton, juntos,os, somam mais de 40 títulos. Julen Lopeteguii tem dois guarda-redes que não se cansam dee ganhar

- Textos CARLOS GOUVEIA Fotos IVAN DEL VAL

O internacio­nal espanhol parte na frente, mas Helton não desiste da luta pela titularida­de. Nos treinos, a aplicação é máxima e, nos particular­es, os dois têm brilhado

Pinto da Costadeu as boas-vindas a Casillas, congratula­ndose com a contrataçã­o do guarda-redes em atividade “com mais troféus ganhos” e um currículo invejável, com quatro distinções como o melhor do mundo na sua posição. Helton, porém, não lhe fica muito atrás. Na baliza do FC Porto quasenãoca­bem os títulosque os dois já levantaram. O espanhol também leva vantagem na luta pela titularida­de, mas Heltonnãov­aientregar­ospostes sem dar luta. Nos treinos, a aplicação do número 1 tem sido elogiada pela estrutura e, nos jogos, o brasileiro tem respondido à altura do mediatismo e da qualidade do 12.

O jogo com o Schalke 04 é o exemplo perfeito. Casillas foi titular e arrancou duas enormes defesas, um a remate à meia-volta do ex-companheir­o no Real Madrid Huntelaar e outra num canto de Draxler. Helton entrou na segunda parte e aos 57’ fez a mancha perfeita para sacudir um remate de Huntelaar, que surgira isolado na área portista.

Mas, afinal, quantos troféus cabem numa baliza? Na do FC Porto, já são mais de 40, e até o jovem Gudiño tem um campeonato de sub19 ganho na época passada. A nível de clubes, Helton está à frente e de Casillas no número total l de troféus, são 19 contra 17. Destes, o ex-capitão do Real Madrid soma oito conquistas internacio­nais (três Champions, duas Supertaças Europeias, um Mundial de Clubes e duas Taças Interconti­nentais), contra “apenas” uma (Liga Europa)) do brasileiro. Entre os dois, , fazem o pleno nas provas mais importante­s.

Casillas ultrapassa o novo companheir­o quando somadas as conquistas pelas seleções. O espanhol foi campeão do mundo, ndo, ganhou dois Europeus e ainda os Mundiais de sub-20 20 e de sub-16. O brasileiro fez parte do plantel que venceu a Copa América e festejou a Copa Mercosul (2000).. Tantos troféus encheriam certamente a baliza, mas os dragões esperam ser “obrigados” a arranjar espaço para mais alguns.

"Casillas é meu amigo e um dos maiores do futebol. Estou triste pela forma como se foi embora do Real Madrid, merecia algo muito melhor” Xavi Médio do Al-Sadd (Catar)

“Fala-se muito de Casillas em Portugal porque é uma estrela do futebol mundial. As pessoas estão encantadas por ter o Iker no nosso país” Daniel Carriço Defesa/médio do Sevilha “A hora de sair calha a todos. Tenho uma boa relação com o Iker e desejo que tenha muita sorte no FC Porto. Deu muito ao Real Madrid e isso nã não se pode negar” Diego López Guarda-redes do Milan

 ??  ??
 ??  ?? Enviados especiais em Marienfeld (Alemanha)
Enviados especiais em Marienfeld (Alemanha)
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal