Jornal Madeira

Festas do São Pedro só agora estão a começar

Câmara de Lobos e Ribeira Brava vão ‘rivalizar’, a partir de hoje, com as festas em honra de São Pedro. Nomes sonantes compõem os dois cartazes, assim como momentos de grande pendor tradiciona­l.

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

Primeiro foi o Santo António, depois o São João e agora, sim, o São Pedro, com a chave na mão, “para a reinação”. E assim acaba o mês dos Santos Populares.

Ao contrário do que diz a marchinha S. João Bonito – ‘Santo António já se acabou/o São Pedro está-se acabar/são João, São João, São João/dá cá um balão para eu brincar’ – as festas do São Pedro só agora vão começar.

Em Câmara de Lobos e na Ribeira Brava, onde as respetivas Câmaras Municipais investem no programa, com artistas do palco nacional, a animação começa hoje, mesmo, com animação e a tradiciona­l azáfama de comes e bebes, com muito convívio à mistura.

T-rex e fogo de artifício

T-rex é cabeça de cartaz de logo à noite, na baía de Câmara de Lobos, uma atuação marcada para as 23h00, logo após a de Alexandra Barbosa. Até lá, a partir das 17h30, haverá dança e música.

Amanhã, às 17h00, realizam-se as romagens tradiciona­is pela Banda Recreio Camponês, e, às 20h00, a missa da vigília de São Pedro. As marchas populares vão percorrer as ruas da cidade a partir das 21h30. O espetáculo piromusica­l, sobre a baía, é um dos momentos altos desta noite.

Matias Damásio e J. Pedro Pais

No sábado, Matias Damásio é o artista nacional em destaque. O concerto está marcado para as 23h00. Antes, atua Roni de Melo. A missa da festa será às 19h00.

Domingo, véspera de feriado, João Pedro Pais vai atuar no palco da festa, às 23h00, precedido de Bia Caboz. No plano tradiciona­l, este é o dia em que terá lugar a procissão marítima com destino à Ribeira Brava e regresso, por volta das 15h00.

Na segunda-feira, Dia da Região, realiza-se o cortejo etnográfic­o ‘São Pedro Telmo’, pelas 20h00, e às 21h45 o espetáculo de fogo preso – Queima do Velho e da Velha. Entre estes momentos, o palco será ocupado por João Quintino. A festa encerra ao som de Álvaro Florença e Big Band.

Dança das Espadas

Marchas populares, Diogo Piçarra, Anjos e Roni de Melo são os momentos em destaque no cartaz das festas na Ribeira Brava, que começam hoje, às 17h00, com a abertura das barraquinh­as de comes e bebes e as habituais espetadas à beira-mar.

Na terra que se afirma de ‘Sonho e Tradição’, as marchas populares, com 14 grupos e um total de 600 marchantes, realizam-se amanhã, véspera de São Pedro, às 22h00. A animação até de madrugada estará por conta de Yosi e djs com a chancela do Grupo Café do Teatro, tal como nas restantes noites.

Sábado, ao final da tarde, no adro da Igreja, realiza-se a tradiciona­l dança de espadas. Os Traquinas, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Ribeira Brava e a Banda Fixe animam a festa.

Diogo Piçarra e Anjos

Diogo Piçarra é a presença mais aguardada da noite. A atuação está prevista para as 23h00 no palco principal, que antes recebe, pelas 21h00, os Triova Voices.

Os irmãos Rosado que dão nome à dupla Anjos são os protagonis­tas da noite de domingo. Atuam na marginal às 23h00. Antes, às 21h00, há espetáculo com João Vinagre, artista ‘da casa’. O Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Ribeira Brava, Grupo de Amigos da Casa do Povo da Serra de Água e Cool Night também contribuir­ão para a animação.

O último dia desta festa terá espetáculo­s dos Mariachi (20h00) e Roni de Melo (21h30) no palco principal.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal