Jornal Madeira

Madeirense­s reclamam eleições antecipada­s

Novas eleições em detrimento de um novo Governo para terminar a atual legislatur­a. É esta a vontade da esmagadora maioria dos madeirense­s, segundo revela um estudo de opinião efetuado pela empresa Intercampu­s para o JM e a rádio JM FM. A decisão de Marcel

- Por Edmar Fernandes efernandes@jm-madeira.pt

Já poucos duvidam que o futuro político da Madeira compreende­rá, efetivamen­te, a convocação de eleições antecipada­s. A deliberaçã­o, todavia, pertence ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fará uso da palavra a 25 deste mês, conforme anunciou o próprio, recentemen­te, no stand que a Região colocou em exposição na BTL em Lisboa.

O chefe de Estado tem se mantido em silêncio, mas já saberá o caminho a adotar nesta altura, depois de o representa­nte da República, Ireneu Barreto, ter promovido a audição de todos os partidos e se ter reunido com Marcelo Rebelo de Sousa.

O JM também quis ouvir a opinião dos madeirense­s sobre esta temática, concluídas que estão as legislativ­as nacionais.

E o estudo de opinião encomendad­o pelo JM e rádio JM FM à empresa Intercampu­s não deixa margem para dúvidas. Quase 2/3 considera que o melhor caminho para a Madeira seria a realização de novas eleições para colocar cobro à crise política atual.

Somente 28,4% acredita que a indigitaçã­o de um novo Governo Regional era a solução mais adequada nesta fase, de forma a 9,0% NS NR

ELEIÇÕES ANTECIPADA­S O MAIS BREVE POSSÍVEL

garantir a estabilida­de governativ­a que tem faltado desde que Miguel Albuquerqu­e pediu a demissão da presidênci­a do Executivo. 9% dos inquiridos não sabiam ou não quiseram responder ao inquérito.

A leitura do responsáve­l técnico da empresa Intercampu­s sobre estes dados indica que “existe uma grande falta

NA SUA OPINIÃO, E TENDO EM CONTA A ATUAL CRISE POLÍTICA NA MADEIRA, QUAL ACHA QUE SERIA A MELHOR SOLUÇÃO PARA A REGIÃO AUTÓNOMA?

Os eleitores preferem, de forma nítida, novas eleições, em detrimento de um novo governo para terminar a legislatur­a. Responsáve­l técnico da Intercampu­s

de confiança” dos madeirense­s “em relação à possibilid­ade de estabilida­de governativ­a”. tiva” E por isso é que os eleitores preferem, “de forma nítida, novas eleições, em detrimento de um novo Governo para terminar a legislatur­a”.

Sublinhe-se o facto de esta pesquisa não ter sido influencia­da pelos resultados eleitorais do passado domingo. Foi realizada entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março deste ano e inclui uma amostra constituíd­a por 401 entrevista­s que abrangeram todos os concelhos madeirense­s.

 ?? ?? 62,6% 28,4% UM NOVO GOVERNO PARA A LEGISLATUR­A
62,6% 28,4% UM NOVO GOVERNO PARA A LEGISLATUR­A

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal