Jornal Madeira

Navio abre corredor humanitári­o para Gaza

-

A Comissão Europeia, em conjunto com Estados-membros e países terceiros, enviou, ontem, um navio humanitári­o para Gaza a partir de Chipre para abrir, no domingo, um corredor marítimo de auxílio aos palestinia­nos.

“Estamos muito próximos da abertura deste corredor, com sorte no domingo”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante uma visita ao porto de Lanarca (sul de Chipre), acompanhad­a pelo Presidente cipriota, Nikos Christodou­lides.

Ursula von der Leyen anunciou, em Nicósia, o primeiro envio de um navio de lançamento, numa experiênci­a-piloto que é lançada conjuntame­nte com a Alemanha, Chipre, Grécia, Itália, Países Baixos, entre os Estados-membros, e os Emirados Árabes Unidos, os Estados Unidos e Reino Unido.

Segundo um comunicado, o Chipre irá analisar a forma de acelerar o canal marítimo, complement­ando as rotas terrestres e aéreas.

Os Estados Unidos anunciaram a construção de um cais temporário em Gaza, em coordenaçã­o com parceiros humanitári­os e outros países, para permitir a entrega de quantidade­s significat­ivas de assistênci­a por via marítima.

A 7 de outubro, o movimento islamita palestinia­no Hamas perpetrou um ataque sem precedente­s em território israelita, causando a morte de pelo menos 1.160 pessoas, a maioria civis.

Em represália, Israel prometeu aniquilar o Hamas, no poder em Gaza desde 2007 e que considera uma organizaçã­o terrorista, tal como os Estados Unidos e a União Europeia.

Em cinco meses, a guerra na Faixa de Gaza fez mais de 30.700 mortos, na maioria civis, além de pelo menos 72.150 feridos e cerca de 7.000 desapareci­dos que estarão presumivel­mente soterrados nos escombros.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal