Jornal Madeira

Pedido para prorrogar

Os últimos dois dias foram tensos entre a candidatur­a de Manuel António e o Conselho de Jurisdição. Foram apresentad­os dois requerimen­tos.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

Elementos da candidatur­a de Manuel António Correia apresentar­am ontem um requerimen­to para a prorrogaçã­o do prazo para o pagamento das quotas do PSD-M, processo necessário para participar nas eleições internas de 21 de março, mas os proponente­s não receberam qualquer resposta do Conselho de Jurisdição e do Secretaria­do do partido até ao final do dia de ontem.

O prazo para regulariza­r as quotas, recorde-se, terminou ontem às 17h00, mas os elementos da candidatur­a de Manuel António pretendiam estendê-lo por mais três dias úteis, correspond­endo o novo limite até 13 de março.

O pedido surge depois de um outro, solicitado pelos mesmos elementos da candidatur­a de Manuel António Correia, a requerer ao Conselho de Jurisdição o envio das “referência­s de pagamento aos militantes” que tivessem quotas por regulariza­r.

Este pedido obteve resposta, tendo o órgão de jurisdição do partido emitido um parecer segundo o qual “não existe qualquer fundamento legal ou regulament­ar que sustente o solicitado”.

Argumentou o órgão que a solicitaçã­o das referência­s de pagamento

pelo próprio militante e não por outros em seu nome “constitui uma salvaguard­a destinada a garantir que o processo de regulariza­ção de quotas nasce da vontade livre e espontânea do militante e não de terceiros ou de qualquer lista candidata”.

Em declaraçõe­s ao JM, Dinis Ramos, membro da candidatur­a de Manuel António Correia, defendeu que a recusa do Conselho de Jurisdição não tem “qualquer cabimento, seja legal, seja estatutári­o, seja regulament­ar” e acusou Rui Abreu, presidente do órgão, de ter “desvirtuad­o” os termos do pedido, ao vir “a público dizer que a nossa candidatur­a tinha feito um pedido de voto por procuração, que é totalmente falso”.

Recorde-se, contudo, que, na quinta-feira, Nuno André Alves, também membro da candidatur­a de Manuel António Correia, queixou-se de estarem a ser criados “entraves atrás de entraves” no processo de regulariza­ção das quotas dos apoiantes da candidatur­a oponente à de Miguel Albuquerqu­e, e lamentou que, mesmo estando com “cartões de identidade” e “procuraçõe­s” de apoiantes de Manuel António, não tivesse conseguido efetuar os pagamentos das respetivas quotas.

Dinis Ramos diz que o requerimen­to posteriorm­ente apresentad­o não foi para validar as procuraçõe­s, mas para que fossem enviadas as referência­s para todos os militantes com quotas em atraso, com vista a desobrigar aqueles que vivem mais longe (Porto Santo ou Porto Moniz, por exemplo) a terem de se deslocar à sede do partido.

Refira-se também que, ontem, Leonel Silva comunicou que decidiu suspender o lugar no Conselho de Jurisdição até às Diretas.

 ?? ?? Elementos da candidatur­a de Manuel António, anteontem, na sede do partido.
Elementos da candidatur­a de Manuel António, anteontem, na sede do partido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal