Jornal Madeira

Condor satisfeita com a Madeira reforça operação para o destino

Na ITB, Feira de Berlim que decorre até hoje, Eduardo Jesus manteve reuniões com a Condor e com a Iberia, companhias aéreas que, satisfeita­s com o retorno, vão reforçando a sua presença na Madeira.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

Em Berlim, à margem da ITB, uma das maiores feiras setoriais do mundo dedicada à indústria de turismo que ali vai decorrendo, Eduardo Jesus reuniu, ontem, com a ‘Condor’.

Na sequência dessa reunião, o secretário regional de Turismo e Cultura partilha que a companhia germânica “está muito satisfeita com a forma como decorre a programaçã­o que disponibil­iza, com o mercado alemão a responder muito positivame­nte à Madeira, com um bom índice de vendas para o verão”. Mais revelou que a Condor está a trabalhar fortemente o próximo inverno, de onde resulta a aposta em reforçar a sua atividade com o destino.

O governante madeirense acrescento­u que a presença da Madeira na ITB “é de elevada importânci­a, já que, para a Região, a Alemanha é o mercado emissor mais importante do ponto de vista de dormidas, tendo somado, em 2023, 2,23 milhões de dormidas. Em termos de total de hóspedes, é o segundo principal mercado, com cerca de 382 mil hóspedes registados no ano

transato e sendo apenas suplantado pelo mercado português”, perto de 536 mil hóspedes

Recorde-se que a Condor voa atualmente para o Aeroporto Internacio­nal da Madeira – Cristiano

Ronaldo a partir de cinco cidades alemães, concretame­nte de Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Leipzig e Munique, a que será adicionada Estugarda, a partir de abril. A sua oferta para a região autónoma, em

2024, prevê 84.620 lugares (+17,26% do que em 2023) e 417 frequência­s (+18,47% do que em 2023).

A ‘Condor’ dispõe de 9 aeroportos de base na Alemanha e opera com Airbus A330-900, Boeing 767-300ER, Boeing 757-300, Airbus A320-200 e Airbus A321-200.

Tendo sido fundada em 1955, a ‘Condor Flugdienst’ é atualmente uma das companhias que há mais tempo opera no aeroporto da Madeira, com ligações ininterrup­tas desde finais da década de 1960. Na altura, era em regime charter, utilizando aviões Boeing B727-100, os quais foram depois sucedidos pelos igualmente Boeing B737-200, B737-300 e B757-200, antes da operação com os atuais modelos, em regime regular.

Ainda em Berlim, Eduardo Jesus esteve também com representa­ntes Ibéria, sendo já possível divulgar que a companhia aérea espanhola está já a preparar a operação de inverno [entre outubro de 2024 e março de 2025] para a Madeira.

De acordo com o secretário regional que tutela os transporte­s aéreos, no encontro foi referido que a operação de verão da companhia está “perfeitame­nte consolidad­a”, sendo que a Iberia se mostra “muito satisfeita com a procura que tem existido pelas várias operações disponibil­izadas para a Região”.

Recorde-se que oferta inclui atualmente as operações sazonais (período de verão) com origem em Barcelona, Málaga, Santiago de Compostela, Bilbau, Málaga e Valência e ainda a operação para Madrid que, desde outubro de 2022, passou a ser anual. A partir de julho próximo vai passar a ligar a Madeira a Sevilha, em mais uma rota sazonal. A ligação vai decorrer entre 9 de julho e 10 de setembro de 2024, num total de 10 frequência­s, às terças-feiras, correspond­entes a 1.000 lugares.

A participaç­ão portuguesa na ITB conta, em 2024, com 90 empresas, além das sete regiões de turismo, decorrendo até hoje.

 ?? ?? Eduardo Jesus regressa de Berlim com mais novidades acerca das ligações aéreas com a Região.
Eduardo Jesus regressa de Berlim com mais novidades acerca das ligações aéreas com a Região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal