Jornal Madeira

Cooperação entre ilhas arranca hoje na pecuária

- Por Edmar Fernandes efernandes@jm-madeira.pt

No âmbito dos protocolos de cooperação que foram assinados entre a Madeira e os Açores, uma equipa da Direção de Serviços de Desenvolvi­mento Pecuário, constituíd­a por de cinco elementos, viaja esta segunda-feira para o arquipélag­o açoriano, com o objetivo de se inteirar da realidade do setor agropecuár­io local, bem como da indústria transforma­dora daquele arquipélag­o.

“De modo a alcançar metas de desenvolvi­mento sustentado no setor primário regional, é fundamenta­l munir os nossos técnicos e dirigentes, com um conjunto de conhecimen­tos e de experiênci­as, de vital importânci­a, capacitand­o-os para a tomada de decisões fundamenta­das e para os motivar a continuar a complexa tarefa de executar os planos que lhes estão atribuídos”, explica Daniel Mata, diretor de serviços de desenvolvi­mento pecuário, a propósito deste intercâmbi­o, destacando que serão realizadas várias reuniões de trabalho e visitas ao longo de uma semana.

“O objetivo é tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico, estabelece­ndo sinergias para o desenvolvi­mento de projetos de interesse comum, favorecer a troca de conhecimen­tos e experiênci­a, neste particular através de ações de formação e estágios. Nesse sentido, teremos a oportunida­de de realizar diversas reuniões sobre a orgânica dos serviços oficiais dos Açores, sobre planos de controlo, transporte marítimo de animais vivos e melhoramen­to genético, consideran­do o recente reconhecim­ento, por Direção-geral de Alimentaçã­o e Veterinári­a, da raça de bovinos madeirense, com a denominaçã­o de ‘Raça da Terra’, nota Daniel Mata.

Neste intercâmbi­o, que contempla visitas aos laboratóri­os regionais de veterinári­a, a matadouros, serviços de desenvolvi­mento agrário, exploraçõe­s de bovinos, apiários e melarias, Daniel Mata salienta dois eixos de competênci­as, o da saúde e bem-estar animal, em associação com o melhoramen­to animal.

Registe-se que à chegada aos Açores, mais precisamen­te na Ilha Terceira, a comitiva madeirense será recebida pelo secretário regional de Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural dos Açores, António Ventura, pelo diretor regional da Agricultur­a, Pedro Hintze Ribeiro, e pela diretora regional de Desenvolvi­mento Rural, Emiliana Silva.

A comitiva madeirense, para além de Daniel Mata, é ainda composta por Célio Quintal, Bárbara Ladeira, Ana Sofia Caetano e Nélio Ferreira.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal