Jornal Madeira

Coro da Catedral completa 18 anos

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

No dia em que cantou na solenidade do Cristo Rei, na Sé do Funchal, o Coro da Catedral festejou também os 18 anos de fundação. A data foi duplamente marcante, acrescenta­ndo-se ainda o facto de ter sido a última celebração antes da retirada das redes após a conclusão da obra de restauro dos tetos mudéjares.

O coro, presidido e dirigido atualmente pela professora Lídia Chagas, regressa no próximo dia 8 à Sé, para abrilhanta­r a solenidade do Imaculado Coração de Maria, cumprindo mais uma vez o objetivo para o qual foi criado, o de marcar presença nas principais solenidade­s da Sé.

Sob a regência do maestro compositor João Victor Costa, iniciou a atividade orientado para a música sacra. Tinha então 20 elementos e tem agora 25. Entre muitos momentos marcantes, registe-se o dia 8 de dezembro de 2014, solenidade da Imaculada Conceição – Missa dos 500 anos da Diocese do Funchal -, em que o Coro da Catedral deu voz ao alinhament­o musical da cerimónia, esta foi transmitid­a, em direto, para o mundo pela RTP.

O Coro da Catedral canta, também, música profana. Neste contexto, tem participad­o em várias manifestaç­ões artísticas nomeadamen­te encontros de coros, espetáculo de abertura dos 500 anos do Funchal e Festas da Cultura. Realizou, entre outros, concertos no Mercado dos Lavradores e Espaço das Artes. Gravou o seu primeiro CD em julho de 2017 e em 2020 participou no Festival de Órgão.

Lídia Chagas, a diretora artística, natural da Madeira e com estudos superiores em canto, é professora de Educação Musical, tendo exercido durante 36 anos na Escola B/S Gonçalves Zarco. No decurso da atividade didática participou em numerosos cursos de atualizaçã­o artística e profission­al, desenvolve­ndo também um trabalho de pesquisa sobre ‘Instrument­os do Folclore Madeirense’ que se encontra registado em dossiê e documentad­o fotografic­amente na escola acima referida.

É a sócia-fundadora número 1 do ‘Coro de Câmara da Madeira’, conforme disse ao JM, onde, durante mais de 30 anos, cantou, não só no naipe dos sopranos, mas também como voz solista. O seu nome está associado a diversos grupos corais da Região.

O Coro da Catedral conta atualmente com a colaboraçã­o no acompanham­ento e alinhament­o dos números para a missa de Sandra Sarcevic, professora de piano, e acompanhad­ora no Conservató­rio - Escola Profission­al das Artes da Madeira. Como bolseira da Secretaria Regional da Educação, licenciou-se em 2001 na especialid­ade de piano em Kiev, na academia de música da Ucrânia.

 ?? ?? Após a solenidade do Cristo Rei, o Coro da Catedral celebrou os 18 anos com um almoço.
Após a solenidade do Cristo Rei, o Coro da Catedral celebrou os 18 anos com um almoço.
 ?? ?? Curral das Freiras, 1 de Dezembro de 2021
Curral das Freiras, 1 de Dezembro de 2021

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal