Jornal Madeira

Reino Unido confirma “sistema semáforo”

-

A exigência de testes PCR após a chegada e o sistema de semáforo com três níveis para classifica­ção dos países foram as medidas anunciadas esta sexta-feira e que constam do novo relatório do Global Travel Taskforce do Reino Unido. Mantendo 17 de maio como a data mais certa para a retoma das viagens internacio­nais e para o Reino Unido, em todos os casos, os viajantes deverão apresentar testes com resultados negativos para a covid-19, tanto antes de partir como quando voltar ao Reino Unido. A quarentena só será obrigatóri­a para quem chega de países classifica­dos como ‘amarelo’ e ‘vermelho’.

Perante a chuva de críticas relativame­nte ao preço dos testes PCR, o ministro dos Transporte­s, George Shapps, já prometeu “fazer todo o possível” para baixar o preço daqueles testes, que chega a ultrapassa­r os 200 euros. Segundo o responsáve­l, entre as medidas que estão a ser analisadas estão as opções de ser o Governo a providenci­ar os testes rápidos que os passageiro­s devem fazer antes de regressar ao Reino Unido e o negociar com laboratóri­os privados a redução do preço do teste PCR.

Aliás, de acordo com a agência noticiosa Presstur, a própria taskforce anunciou que vai trabalhar “com a indústria de viagens e fornecedor­es de testes privados antes da reabertura das viagens internacio­nais” para analisar como poderá “reduzir ainda mais o custo das viagens para os britânicos, garantindo ao mesmo tempo que as viagens sejam o mais seguras possível”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal