Jornal Madeira

ENTRE PORTUGAL E A FINLÂNDIA

- Por Raul Caires raulcaires@jm-madeira.pt

Começou na ADRC Os Xavelhas, mas cedo chamou a atenção do Marítimo, emblema que represento­u durante três temporadas. Depois chegou a ter um pé no Sporting, mas acabou por ser ‘desviado’ para o Benfica, onde joga desde 2017, e com contrato de formação desde o final da época passada. Nada mau para um miúdo de 14 anos, que, já agora, é cobiçado pela Finlândia...

A tenra idade de Júlio Lucas Freitas Von Hellens esconde a personalid­ade determinad­a e implacável que o carateriza e que, afirma quem o conhece bem, será fundamenta­l para concretiza­r os objetivos que vem traçando enquanto futebolist­a.

Filho de Amélia, natural do Faial, e de Alberto, cidadão finlandês - está explicada a origem do sobrenome -, Lucas Von Hellens aprendeu a gostar de futebol pouco depois de começar a andar sozinho. A estatura - mede atualmente 1,84 - direcionou-o depois, com alguma conveniênc­ia, para zonas do campo que exigem alguma imponência e autoridade física, como são os casos do eixo e meio defensivo.

Lucas também podia ter escolhido jogar em zonas mais avançadas no terreno. Mas, antecipand­o-se à pergunta, esclarece desde logo: “Sempre me senti bem na zona defensiva”. E será neste setor que vai continuar a trabalhar para alcançar a primeira grande fasquia que traçou em termos profission­ais: “Chegar à equipa principal do Benfica”.

Este indefectív­el seguidor do internacio­nal holandês Virgil van Dijk, defesa central do Liverpool, começou precocemen­te a estabelece­r metas. Já quando representa­va o Marítimo, o jovem interessou-se por testar e melhorar as suas capacidade­s. Foi a treinos de captação e torneios organizado­s pelo Sporting durante pelo menos duas épocas, e, depois de convencer, esteve muito perto de rumar à Academia de Alcochete.

Estava já de malas quase aviadas para mudar-se para o emblema de Alvalade quando entrou em cena o Benfica, oferecendo “melhores condições”, reconhece, mostrando-se “muito feliz” pela decisão que tomou, com o apoio dos pais.

Mas sair da Madeira foi assim tão benéfico? “Sem dúvida. Evoluímos mais rapidament­e. Temos acesso a mais competitiv­idade, mais jogos e torneios internacio­nais. São muitos intercâmbi­os de experiênci­as com outros futebóis”, explica o jogador, que passa grande parte do quotidiano na já afamada Academia do Seixal, onde também se encontra o irmão Tomás, um ano mais novo e que também represento­u Os Xavelhas e o Marítimo, mas como guarda-redes.

“O Seixal é local calmo, onde se trabalha muito e com foco constante nos treinos e na formação que estamos a receber”, descreve, acrescenta­ndo que jogar no Benfica permite-lhe enfrentar equipas de grandes clubes da Europa, como Atlético de Madrid e Juventus.

O incansável interesse de Lucas por novas experiênci­as tendentes a enriquecer o seu futebol foi premiado recentemen­te com uma chamada à Seleção Nacional Sub-15 da Finlândia, a qual pode representa­r por possuir dupla nacionalid­ade.

“No verão fez um estágio na Finlândia, durante uma semana. Eles gostaram e convocaram-me para o Torneio de Desenvolvi­mento da UEFA”, conta, confessand­o depois que se sentiu “dividido” quando enfrentou a Seleção de Portugal.

“Joguei os três jogos [contra Espanha, Portugal e Itália], não com o tempo desejado, por causa das regras de utilização de jogadores e também devido a uma lesão, mas foi estranho defrontar a portuguesa”, admite.

Lucas iniciou a terceira época com as cores do Benfica, agora como iniciado sub-15. Na temporada passada, fez 26 jogos e marcou quatro golos. O objetivo do atleta é ‘duplicar’ estes números, o que, a acontecer, ajudará a criar uma ‘boa dor de cabeça’, uma vez que entrará decididame­nte no radar da Seleção de Portugal...

 ??  ?? Lucas Von Hellens sonha em chegar à equipa principal do Benfica.
Lucas Von Hellens sonha em chegar à equipa principal do Benfica.
 ??  ?? Lucas somou as primeiras internacio­nalizações pela seleção finlandesa.
Lucas somou as primeiras internacio­nalizações pela seleção finlandesa.
 ??  ?? Alexandre Azevedo (primeiro de cima a contar da esquerda) com o ex-pupilo (terceiro ao lado).
Alexandre Azevedo (primeiro de cima a contar da esquerda) com o ex-pupilo (terceiro ao lado).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal