Jornal Madeira

Manuais escolares gratuitos para todos apenas na ‘era digital’

-

O projeto de decreto legislativ­o regional, da autoria do PCP, intitulado ‘Pela gratuitida­de dos manuais escolares e dos recursos didático-pedagógico­s na escolarida­de obrigatóri­a’, foi o derradeiro documento ontem em debate. Ricardo Lume disse que tal está implementa­do ao nível nacional, “por proposta do PCP”, abrindo uma discussão essencialm­ente entre professore­s.

Pelo PSD, a argumentaç­ão para o ‘chumbo’, que inevitavel­mente hoje o documento vai receber, vai no sentido de que essa gratuitida­de vai sendo implementa­da paulatinam­ente, através dos materiais digitais, sendo ainda lembrada que dois terços dos alunos têm ação social e, logo, material escolar gratuito. Sónia Silva, Valter Correia e Nuno Maciel assumiram essa defesa social democrata, ‘resistente’ aos ‘arremessos’ socialista­s, protagoniz­ados por Elisa Seixas, Rui Caetano e Sofia Canha, com intromissõ­es ainda de Paulo Alves (JPP).

De premeio, elogios às ações dos municípios que prestam este apoio, “lógico e complement­ar” no entender dos sociais democratas, “substituin­do-se ao Governo Regional”, conforme os socialista­s.

A discussão foi intensa, com sucessivas comparaçõe­s ao ‘preço’ da educação no território continenta­l, muito mais elevado, na perspetiva do PSD, num debate em que as críticas aos tablets não escaparam, por parte do PS, Rui Caetano à parte que não pareceu se rever no respetivo teor, ele que reconheceu enormes vantagens nos manuais digitais: “acredito nestas potenciali­dades”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal