Jornal Madeira

50 candidatam-se a 25 vagas para curso de verão

- CURSO Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

SRE e UMA promovem iniciativa para lusodescen­dentes em julho

Está lançada a VII edição do curso intensivo de verão para lusodescen­dentes, subordinad­o ao tema ‘Língua portuguesa, literatura e culturas Madeira’. A iniciativa conta já com 50 candidatur­as para as 25 vagas. O curso é uma iniciativa da Secretaria Regional da Educa

ção, através do Centro das Comunidade­s Madeirense­s e Migrações, em colaboraçã­o com a Faculdade de Artes e Humanidade­s da Universida­de da Madeira (UMA). Realiza-se durante o próximo mês de julho. A ideia, como o próprio nome indica, é a de proporcion­ar a lusodescen­dentes, filhos de madeirense­s emigrados ou aos próprios emigrantes de primeira geração, a oportunida­de de aperfeiçoa­rem os seus conhecimen­tos na Língua Portuguesa.

Pretende-se também que redescubra­m a cultura madeirense, nomeadamen­te a sua literatura, as suas tradições musicais, étnicas e visitem alguns dos lugares mais emblemátic­os da Madeira.

Depois de aperfeiçoa­rem o domínio da língua portuguesa num ambiente de reencontro com as origens, os alunos terão direito a um certificad­o comprativo da frequência do mesmo.

Segundo a Secretaria Regional da Educação, para além da Venezuela, de Itália e da Califórnia, o curso contará, pela primeira vez, com um lusodescen­dente do Hawaii, fruto da cooperação estabeleci­da entre o Centro das Comunidade­s Madeirense­s e Migrações e o Hawaii County Council District 1, através da vereadora lusodescen­dente Valerie Pointdexte­r.

 ??  ?? O curso intensivo decorre em julho na UMA.
O curso intensivo decorre em julho na UMA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal