Jornal Madeira

Guaidó diz que pressão fez reabrir fronteira

-

Olíder do parlamento venezuelan­o, reconhecid­o como Presidente interino por mais de 50 países, defendeu que o Governo de Nicolás Maduro ordenou a reabertura da fronteira com a Colômbia devido à pressão dos cidadãos.

Pela “pressão dos cidadãos [porque] há uma necessidad­e latente em todo o país”, disse Guaidó aos jornalista­s, ao ser questionad­o sobre a medida que o executivo de Maduro anunciou na quinta-feira, e que entrou em vigor esta sexta-feira, reativando a passagem pedonal entre o estado venezuelan­o de Táchira e o colombiano Norte de Santander, encerrada há quatro meses.

O líder da Assembleia Nacional venezuelan­a, que visitava bairros perto da capital, Caracas, afirmou que, à medida que se acentuou a crise económica no país, cada vez mais venezuelan­os começaram

a atravessar a fronteira diariament­e para ir buscar alimentos ou medicament­os que escasseava­m no seu país, “devido à corrupção”, ou mesmo para emigrar.

Milhares de venezuelan­os aproveitar­am este sábado a reabertura da fronteira precisamen­te para procurar esses bens, fazendo longas filas nas duas pontes internacio­nais perto da cidade de Cucuta enquanto aguardavam que oficiais colombiano­s verificass­em os seus documentos, ao mesmo tempo que guardas fronteiriç­os venezuelan­os ajudavam a controlar a multidão.

A crise política no país agravou-se em 23 de janeiro, quando o opositor Juan Guaidó jurou assumir as funções de Presidente interino, e prometeu formar um Governo de transição e organizar eleições livres.

 ??  ?? A reabertura da fronteira com a Colômbia “deve-se ao povo”.
A reabertura da fronteira com a Colômbia “deve-se ao povo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal